Livros para Novo Muçulmano

Como dizer a meus familiares que me tornei muçulmano?

{Não será o próprio bem a recompensa do bem?}

É talvez a coisa mais difícil que você já terá que fazer como novo muçulmano. Para muitas pessoas é uma chance de abrir velhas feridas, um risco de ferir os sentimentos de ambos os lados e uma ameaça de destruir as relações familiares.

Para outros não é, pois eles sabem que serão aceitos por seus pais, irmãos e outros parentes incondicionalmente. E isso deve ser considerado como uma benção.

 

Aconselhamento para adolescentes

Este é muitas vezes um caso que deve ser tratado com muito cuidado. Não podemos oferecer instruções precisas, pois a forma como você lida com sua família depende de vários fatores: sua idade, sua comunidade, seu relacionamento com sua família, suas experiências religiosas anteriores, o compromisso ou falta de compromisso de seus pais com uma religião específica, e sua disposição para explorar novas ideias.

Embora possa parecer uma ideia estranha, ela já foi dita antes por outros irmãos muçulmanos e eu mesmo a digo agora: é melhor esperar algum tempo para contar a eles. As razões para isso variam: você precisa ser mais assertivo na prática do Islam, precisa fazer amigos e construir um “sistema de apoio” entre os membros da comunidade muçulmana.

Isto no caso de seus pais reagirem à sua conversão tentando “desprogramá-lo” ou fazendo “um encontro” com o pastor, padre ou rabino local. Desta forma, você pode confiar em seu conhecimento do Alcorão e na força que vem de ser um muçulmano praticante.

Dar a si mesmo tempo para construir um “sistema de apoio e assistência” dentro da comunidade muçulmana é importante, pois você terá amigos para ajudá-lo e orientá-lo, para ajudar a responder quaisquer perguntas ou preocupações que sua família possa ter e para ajudá-lo no caso da relação entre pais e filhos se tornar mais difícil.

Outra boa razão para esperar um pouco é para ajudar seus pais a perceber as mudanças positivas que o Islam trará a você: maior preocupação com a higiene pessoal e a aparência, maior disciplina em suas atividades diárias e no trabalho escolar, não ser pressionado pelo sociedade em maus hábitos, dependência de drogas ou fornicação, sua maior disposição para servir seus pais ajudando em casa, seu maior compromisso com seu trabalho (se você tiver um), etc. Dê-lhes tempo para se entregarem a estas mudanças positivas, para que possam ver que o Islam é benéfico, não só para você, mas para todos. Se eles virem que o Islam “é bom para você”, reagirão mais positivamente quando você lhes falar sobre isso.

 

Para Adultos

Como adulto, especialmente se você é independente ou casado, seus pais e família estão cientes de que você tem o poder de tomar suas próprias decisões.

Alguns novos muçulmanos não são incomodados pela forma como seus pais podem reagir a isto. Outros, entretanto, acham muito importante que suas famílias respeitem e aceitem sua decisão. Isto pode ser difícil, especialmente se houver crianças ou um um parente pouco próximo.

Um adulto que escolhe ser muçulmano deve levar em conta algumas das mesmas considerações que o adolescente recém-muçulmano: Qual é sua relação com sua família? O quanto você está comprometido com sua religião ou não? O quanto você estava comprometido com uma religião anterior? O quanto sua família está aberta a novas ideias? Para um adulto, estas considerações também incluem: Como seus pais se sentem em relação a seu parceiro? Seus pais têm um histórico de fazer com que você se sinta obrigado a eles por favores que fizeram a você desde que você deixou sua casa? Quão próximos estão de seus pais de seus filhos, se você os tiver?

Como você não mora mais com seus pais, será mais fácil dar-lhes tempo e espaço suficientes para entender sua escolha. Não deixe de explicar enfaticamente que isto não o mudará negativamente e que você quer muito manter intacta a sua relação com eles.

Certifique-se de que eles continuem a ter acesso a seus netos; mas, ao mesmo tempo, deixe claro para eles que suas escolhas refletem na sua família, e na forma como vocês se alimentam (sem opções ilícitas) e que suas celebrações serão outras. E que eles serão sempre bem vindos a todas elas.

Quando você for comunicar sua escolha, peça a Deus que o oriente e facilite a compreensão a sua família, mostre que o Islam é um sistema de vida, que irá mudar seus hábitos com Aquele que o criou, e que sua relação com a família só irá melhorar. Pois o Islam incentiva a ligação com os familiares e dá importância a esse ato. Mostre a seus familiares que o Islam é um caminho que leva o ser humano ao bem, tanto individual quanto coletivamente.

Deixe um comentário

Back to top button