Blog

10 conselhos para manter sua oração (صلاة)

"Meus servos, todos vocês estão perdidos, exceto aqueles quem Eu guiei, então me peçam orientação e Eu os guiarei".

1-Conhece seu valor

Se não se conhece os méritos e a necessidade do salat (árabe- صلاة) , as imensas bênçãos que a acompanham, o incomparável prazer espiritual e a felicidade da companhia de Allah que são as recompensas de um salat com atenção e refletindo, é provável que se canse.

O salat separa o crente do incrédulo. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele) disse em um verdadeiro hadith: “Quem quer que o tenha deixado (o salat) cometeu um ato de descrença”.

No assustador dia da prestação de contas, a primeira coisa sobre a qual o servo será questionado será sobre o salat: se ele tiver tido sucesso nisso, o resto será fácil; se não, o resto será arruinado também.

  1. O auto controle e frear as vontades.

Qualquer conquista notável neste mundo, seja ela excelência no trabalho ou em uma escola, progredir estudando na universidade ou em qualquer outro trabalho, tudo isso requer um grau de autocontrole e restrição dos desejos imediatos. De fato, os especialistas descobriram que, em geral, as pessoas mais sábias, mesmo em transações mundanas, são aquelas que podem refrear seus desejos e retardar suas vontades. Tal indivíduo torna-se um homem de negócios de sucesso, um cientista produtivo ou um estudante excepcional. O que, então, do verdadeiro teste desta vida, cuja recompensa não é outra coisa senão o Paraíso de vosso Senhor?

O salat exige esta atitude de paciência, contenção de desejos e demora de prazeres; e como é praticada regularmente, permite ao devoto conter os desejos e retardar o prazer em todos os outros aspectos da vida, o que o torna uma pessoa de sucesso tanto no mundo como no religioso.

  1. Combate a preguiça e a procrastinação

Realizar o salat no tempo é um teste – na verdade, o caminho para o inferno está cheio de tentações e prazeres, enquanto o caminho para o Paraíso está cheio de adversidades. Todos enfrentam este teste em proporção ao nível de sua fé: quanto mais forte for a fé, maior será a dificuldade. Consequentemente, o salat é mais difícil para os hipócritas.

Estar determinado a combater a preguiça. À medida que você vence estas batalhas, sua fé aumenta e a realização do salat se torna mais fácil. Allah diz: “Àquele que vem a mim a distância de um centímetro, eu virei a ele a distância de um braço…”; e então Ele diz: “Se ele vem a mim caminhando, eu virei a ele correndo (de uma maneira condizente com Sua Majestade).

  1. Não espere até o último minuto

Ao invés disso, apresse-se e faça o salat na primeira hora, e será mais fácil para você. O Profeta (a paz e as bênçãos de Deus sobre ele) advertiu contra a demora do salat e indicou que este é o sinal de um hipócrita. Gradualmente, fazer bem o salat torna-se um hábito e dói não fazer bem.

  1. A adoração é alimento para a alma

Ibn Al Qaiem mencionou que Ibn Taimiah costumava esperar depois da salat de Fajr lembrando-se de Allah até que o sol tivesse nascido. Ele costumava dizer: “Esta é a minha comida”. Se eu não o comesse, não teria forças para durar o dia todo.

Portanto, se você se pergunta como pode alcançar esse mesmo nível de retidão, sua resposta é: pela fé e pelos atos. Só desejar não é, por si só, suficiente, e só porque se é capaz de alcançar o nível mais baixo de adoração não significa que se seja automaticamente capaz de alcançar o nível mais avançado. Na verdade, tudo depende da paciência e do trabalho duro. Allah diz: {Fiz alguns deles líderes exemplares para guiar [as pessoas] por Minha vontade, desde que sejam pacientes e certos de Meus sinais} [Alcorão 32:24].

  1. Treine-se para ser um entusiasta da salah

Esteja certo de que seu entusiasmo por qualquer assunto é baseado em sua velocidade ou lentidão na execução do mesmo. Portanto, se você chegar cedo e rapidamente, você estará disponível e será encorajado a fazê-lo. No entanto, se você chegar já cansado, vai achá-lo pesado e espera se livrar dele. Se você quiser um exemplo adequado, olhe para aquele que chega cedo no salah, você verá que ele é o último a sair, e o contrário acontece com aquele que chega tarde; e você verá que a mesma coisa acontece com você: olhe para a maneira como você executa o salah quando chega cedo, sua disposição e a maneira como você faz súplicas depois dela. Mas quando você chega tarde à salah, você se apressa e negligencia o que vem depois, tais como súplicas e orações voluntárias. Este fenômeno não se limita à salah, mas se aplica a todos os assuntos e exemplos.

  1. Ame-a e ela lhe dará

Semeie as sementes de amor pelo salat em seu coração e colha seus frutos pela vontade de Allah. Como pode não ser assim se é um vínculo entre o servo e seu Senhor? É um dos portões do Paraíso e um vasto rio que corre e nos limpa de todas as maldades. É a expiação dos pecados entre um e outro. Seus benefícios são tão numerosos que mencioná-los a todos exigiria muitos volumes.

  1. Quando em dúvida, lembre-se do Paraíso

Isto porque o tempo de hesitação é o tempo em que Satanás tenta afetá-lo. Então, se você fosse inabalável, veria o Satanás humilhado e desonrado, assim como quando você hesitou em dar dinheiro para a caridade e quanto você deu a ela. Se você se lembrar do Além, então o Satanás não será capaz de distraí-lo ou dissuadi-lo. Depois de ter dado caridade, você nunca mais a aceitaria, mesmo que lhe fossem devolvidos milhões, porque era o paraíso que você aspirava ao fazer isso. Da mesma forma, no ponto em que você está na porta da frente para entrar, e de repente você ouve a batida na porta e hesita entre entrar e responder à batida, tome um minuto para esperar e pensar. Se você entrasse em sua casa, não sentiria nada, mas seria a coisa mais fácil de se fazer; em vez disso, se você sacrificasse uma quantidade insignificante do seu tempo e fosse à mesquita, então você sentiria uma sensação esmagadora de satisfação, esclarecimento e compreensão que lhe mostraria a facilidade do que você está fazendo e o erro e a perda daqueles que não fazem o mesmo. Então, aquele que se arrepende diante de Allah é aquele que se lembrará e meditará, e aquele que esquece será aquele que não se arrependeu.

Este é o fator decisivo. Pode-se ser pontual ao oferecer o salat durante o tempo livre e quando se tem energia, como a oração do Dhuhur nas férias. No entanto, este também é o caso quando o trabalho se acumula e as necessidades aumentam, ou em momentos de letargia? Você dá importância secundária à salat em tais momentos?

  1. Estabeleça-o respondendo a seu chamado

É importante saber que a ordem do salat nunca chegou ao Alcorão, exceto com a palavra Iqamah (estabelecimento). Da mesma forma, sabe-se quando alguém pode dizer que realmente estabeleceu uma ação. Estabelecer uma ação é levá-la ao mais alto nível de desempenho. Portanto, quem não a estabelece, não é de se surpreender que não goste realmente dela ou se veja recorrendo a ela. Isto eventualmente leva a que sua salat seja deficiente.

Um dos melhores meios para estabelecer a salat é ter a presença do coração, compreender o significado das palavras que são recitadas e dos atos que são feitos. Ibn Al Qaiem diz: “Se você vê uma pessoa no salat aperfeiçoando suas inclinações e prostrações, então ele executou a salat corretamente nos aspectos externos. Quanto ao aspecto interior, Allah sabe melhor. Ibn Al Qaiem disse isto sobre aquele que oferece sua salat corretamente na aparência. Então, o que podemos dizer sobre alguém que é deficiente mesmo neste aspecto da salat? Quando você diz “Alhamdu lil-lah” (árabe: ٱلْحَمْدُ لِلَّٰهِ, Louvado seja Allah) em seu salat, certifique-se de que seu coração reflita sobre seu significado. Faça o mesmo quando você diz “Subhana Rabil-adhim”, “Subhana Rabil A’laa”, “Ashadu al-la ilaha il-la Allah”, quando você dobra suas costas, curvando-se diante de Allah e colocando sua testa no chão em prostração diante dEle. Se você perder sua concentração durante toda a salat, então faça o seu melhor, mesmo que seja no último minuto do quarto rak’ah. Na verdade, a melhor das orações é aquela feita com o coração e a língua.

  1. A suplica é o caminho mais seguro para o prazer de Allah

Além disso, sabemos que Allah não desilude aquele que O chama. Sabendo disso, o que você acha de alguém que implora e procura ajuda e apoio para perceber o que Allah ama e com o que Ele está satisfeito? Allah disse em um Hadith Qudsi: “Meus servos, todos vocês estão perdidos, exceto aqueles que eu guiei, então me peçam orientação e eu os guiarei”.

Você não viu como o amigo íntimo de Allah, Abraão (que a paz e as bênçãos estejam sobre ele) disse: “Meu Senhor, fazei de mim e de minha prole um dos que estabelecem a salat”? Por Allah, quantas vezes já dissemos isto? Ou pensamos que o assunto será estabelecido, mesmo que não tenhamos pedido ao Um e Único que nos faça dos que o estabelecem? Esse nunca será o caso.

 

Se invocarmos Allah, Glorificado seja e Ele sabe que somos sinceros em nosso pedido, Ele nunca o negará para nós. Portanto, chame Allah e esteja certo de Sua resposta.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo