Blog

A confiança em Allah

Imaginemos uma pessoa sentada ao volante de um carro, com um mapa indicando com um símbolo o ponto de destino. Ele inicia sua viagem e, seguindo as coordenadas deduzidas do mapa, faz várias voltas.

Mas o caminho parece mais complicado do que o esperado. Em algum momento, ele esse preocupa se está no caminho certo, se é capaz de alcançar o destino antes que o combustível acabe, e se a estrada o levará a um beco sem saída ou se ele terá algum caminho de volta.

E então algo estranho acontece. O volante trava. Ele havia planejado fazer a próxima curva à esquerda, mas agora seu carro só pode ser conduzido para frente. Ele para o carro, liga o carro novamente e tenta girar o volante repetidamente, mas em vão.

E então a verdade desce sobre ele. Mesmo estando no lugar do motorista, ele não está no controle total. O volante tem controle remoto, e quem o controla, quem o imobilizou, está mais bem informado sobre a forma correta e adequada de chegar ao destino indicado.

E suspirando com alívio, ele deixa de lado todas as tentativas de controlar o incontrolável e dirige toda sua atenção para manter o carro em movimento.

 

Ansiedade

Todos sabemos disso, aquele zumbido incessante de todo tipo de ideias, correndo uma atrás da outra, com o potencial de dificultar a vida de uma pessoa com seu ruído persistente, como se a mente fosse uma pista de Fórmula 1, com mil carros correndo por uma pista de única, queimando marcadores no campo liso que é nosso cérebro.

E não é só o cérebro, o corpo também muda. Os músculos do pescoço se comprimem, os ombros caem, os nervos formigam, o peito parece que tem um balão dentro, e assim por diante.

A ansiedade é um medo irracional do futuro, então em vez de nos concentrarmos no trabalho em questão, nos escondemos atrás de perguntas “e se”: E se eu perder meus exames? E se não conseguir realizar meus objetivos? E se a promoção pela qual lutei tanto for atribuída a outra pessoa?

 

O remédio

Há muitos métodos para tratar a ansiedade, desde a psicoterapia, passando pela medicação, até a meditação. Muitos deles são altamente eficazes e vale a pena tentar qualquer um deles. Entretanto, há um método que é mais eficaz do que todos os outros combinados e não tem efeitos colaterais. Este método é ser como um pássaro, como o Profeta, que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele, disse: “Se você confiar em Allah com a confiança necessária, então Ele o proveria da mesma forma que Ele provê para as aves, que saem com fome pela manhã e retornam saciadas” (Tirmidhi).

O pássaro não faz perguntas “e se”, ele simplesmente se levanta ao amanhecer e sai para o trabalho; e quando volta, ele já recebeu comida para si e para os que dependem dele.

 

Formas de aumentar o tawakul (confiança)

Adquirir o hábito de ler o Alcorão diariamente

O Alcorão nos ajuda a desenvolver o tawakul de várias maneiras:

Dá-nos uma percepção de Allah e de Seus belos e poderosos nomes e atributos. Quando deixamos que Allah nos fale de Si mesmo, em Suas próprias palavras, não podemos resistir a confiar Nele.

Ele nos lembra de ter tawakul e nos dá incentivos para alcançá-lo. Por exemplo: {… Mas, a quem temer a Deus, Ele lhe apontará uma saída. E o agraciará, de onde menos esperar. Quanto àquele que se encomendar a Deus, saiba que Ele será Suficiente, porque Deus cumpre o que promete. Certamente Deus predestinou uma proporção para cada coisa.} [Alcorão 65:2-3].

Ele nos conta histórias incríveis dos Profetas, que a paz esteja com todos eles, e o povo justo, que põe sua confiança em Allah com resultados surpreendentes. Como exemplo, podemos olhar para a história do Profeta Yusuf, que a paz esteja com ele.

É um milagre. Imagine se você estivesse bem atrás de Mussa, que a paz esteja com ele, quando Allah dividiu o Mar Vermelho. Imagine a que altura sua confiança chegaria. No entanto, temos um grande milagre na ponta de nossos dedos: o Alcorão.

Agora imagine um homem cego atrás do Profeta Mussa, que a paz esteja com ele, naquele momento. Mesmo que ele tivesse algum indício das coisas incríveis que estavam acontecendo, ele nunca seria capaz de experimentar o impacto total desse milagre.

Tal é a nossa situação em relação ao Alcorão: para compreender a dimensão de seu milagre, precisamos aprender a língua árabe. É uma solução a longo prazo para o problema de não ter tawakul.

 

Observando e refletindo sobre a natureza

Vejamos as altas montanhas, o céu infinito e as altas ondas do mar. Pareceria risível que Aquele que criou tudo isso não teria o poder de resolver nossos problemas.

Faça o seu melhor, nem mais, nem menos.

O que significa “melhor”? Para a mente ansiosa, o “melhor” parece ser um abismo infinito.

“O que o Profeta, que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele, disse a um homem que veio à mesquita e deixou um camelo parado do lado de fora? O homem lhe perguntou: “Ó Mensageiro de Allah, devo amarrá-lo e confiar em Allah, ou devo deixá-lo desamarrado e confiar em Allah? Ele respondeu: “Amarre e confiem (em Allah)” (Tirmidhi).

Amarrar nosso camelo não significa comprar uma corrente pesada à prova de ferrugem, nem amarrar um corda ao redor do pescoço do pobre animal e contrata alguém para cuidar dele, e contratar outro homem para cuidar do primeiro homem, no caso de ele decidir dormir enquanto trabalha.

Recordemos o que Allah diz: {O mês de Ramadan foi o mês em que foi revelado o Alcorão, orientação para a humanidade e vidência de orientação e Discernimento. Por conseguinte, quem de vós presenciar o novilúnio deste mês deverá jejuar; porém, quem se achar enfermo ou em viagem jejuará, depois, o mesmo número de dias. Deus vos deseja a comodidade e não a dificuldade, mas cumpri o número (de dias), e glorificai a Deus por ter-vos orientado, a fim de que (Lhe) agradeçais.} [Alcorão 2:185].

Fazer o melhor de si mesmo significa simplesmente fazer todo o esforço necessário, sem sobrecarregar a si mesmo ou aos outros. Quando colocamos todo nosso foco em fazer nosso melhor, é provável que embarquemos em um estado de transporte chamado “fluxo”. Neste estado, ficamos tão absorvidos em nossa tarefa que toda preocupação se desvanece, e apenas a alegria dos momentos permanece.

Uma vez terminada a tarefa, sentimos satisfação em nosso coração por termos feito nossa parte, o que torna muito mais fácil deixar o resto para Allah.

 

Ore

Agora que o melhor já foi feito, devemos verbalizar nosso tawakul (confiança). É importante estar ligado com Allah, pedir-Lhe que abençoe todos seus assuntos. Reconhecendo nossa impotência diante do Todo-Poderoso, vamos submeter nosso senso de controle a Ele e expressar nossa fé em Seu decreto.

{Mas, se te negam, dize-lhes: Deus me basta! Não há mais divindade além d’Ele! A Ele me encomendo, porque é o Soberano do Trono Supremo.} [Alcorão 9:129].

Para resumir

O Tawakul não é uma ação qualquer e passageira, é um compromisso para toda a vida. É mais como a arte da jardinagem: plantar uma semente em boa terra não é suficiente, mas é cuidar dela continuamente, com paciência e perseverança consistentes, e ajudá-la a crescer em uma árvore frutífera.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo