Blog

Buscando a fé, por onde começar?

A essência do Islam, é baseada em conhecer, amar e obedecer a Allah.

Algumas pessoas nos dizem: “Para que serve minha adoração se eu só a faço porque meus pais me cobram, sem realmente entender sua sabedoria, ou sem minha própria motivação ou interesse?”. Lhes digo: “E como exatamente você está tentando alcançar essa sinceridade e compreensão perfeitas se não pela prática”?

Os caminhos de Allah são numerosos e misteriosos. Comecemos com qualquer bem que nos venha facilmente, e Allah o complementará com o que nos falta. Não esperemos pela fé perfeita, pelo conhecimento completo ou pela sinceridade imaculada: comecemos em algum momento. Portanto, se você é abençoado por seus pais terem incutido em você o que é bom, comece com isso, e o conhecimento e o amor de Allah seguirão de acordo, in sha Allah.

A essência do Islam, é baseada em conhecer, amar e obedecer a Allah. Estas são as três dimensões de nossa fé, nenhuma das quais pode ser abandonada. No Alcorão e na Sunnah, estes três aspectos aparecem em ordens diferentes em lugares diferentes. Conhecer é um ato da mente, amar o coração e obedecer ao corpo físico. Esta explicação tripartida do Islam aparece no hadith mais profundo e central do Profeta, que a paz e bênçãos de Allah sejam sobre ele, conhecido como o hadith de Jibreel, que nos ensina que há três aspectos da fé (que é chamada de Islam em sentido geral): Islam, que em um sentido específico se refere à obediência (principalmente os cinco pilares do Islam); Iman, que se refere ao conhecimento através do intelecto e do coração (acreditar nos seis artigos da fé); e finalmente, Ihsan, que se refere ao amor, um ato do coração, que é explicado no hadith como adoração a Deus como se O visses, porque Ele te vê sempre.

Há oceanos de sabedoria nestas palavras do Mensageiro de Allah, dos quais se bebe de acordo com a capacidade de cada um. Aqui citamos apenas com uma dimensão, que é a ordem em que estes três aspectos do Islam são alcançados, e o significado e a implicação desta ordem.

As três dimensões: (1) conhecer e crer, (2) amar, e (3) obedecer são, de fato, cíclicos e se reforçam mutuamente. Isto significa que a ordem de todos para alcançar estas três dimensões é diferente. Uma sequência lógica parece ser que se começa buscando o conhecimento de Allah, o que leva a amá-lo, e isto leva à obediência. Esta ordem é reforçada pelo versículo:

{Sabe, portanto, que não há mais divindade, além de Deus e implora o perdão das tuas faltas, assim como das dos fiéis e das fiéis, porque Deus conhece as vossas atividades e os vossos destinos.} [Alcorão 47:19].

Este versículo enfatiza que o conhecimento do Tawhid ( o monoteísmo – que não há divindade a não ser Allah) precede o ato de arrependimento, que é uma combinação de amor e obediência. A ordem dada no hadith de Jibreel, entretanto, é: primeiro a obediência (Islam), depois a fé (Iman), e depois a perfeição no culto (Ihsan). Esta ordem também é referida no Alcorão no incidente dos árabes beduínos:

{Os beduínos dizem: Cremos! Dize-lhes: Qual! Ainda não credes; deveis dizer: Tornamo-nos muçulmanos, pois que a fé ainda não penetrou vossos corações. Porém, se obedecerdes a Deus e ao Seu Mensageiro, em nada serão diminuídas as vossas obras, porque Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo.} [Alcorão 49:14]

Eles que afirmavam ter atingido o estado de Iman, ao qual Allah os corrigiu, dizendo-lhes que só tinham atingido o estado de obediência e submissão externas (Islam), e que o Iman (verdadeira fé interior) ainda não havia alcançado seus corações.

Há sabedoria por trás da variação destas instruções no Alcorão e na Sunnah. Não existe uma ordem correta ou exclusiva na qual se atinja a perfeição da fé, pois no mundo real, não se pode determinar a ordem destas coisas. Pode-se começar se aproximando de Allah (amor) e depois encontrar o verdadeiro conhecimento de Allah. Este parece ser o caso do Profeta Ibrahim, que a paz esteja com ele, que ansiava e buscava o Único e Verdadeiro Criador antes que ele soubesse de Allah. Semelhante é a experiência do novo muçulmano que se converte ao Islam tendo-o encontrado após uma longa busca pela verdade. Por outro lado, a experiência de muitos que nascem muçulmanos é que eles começam por atos de obediência e adoração quando são jovens, e gradualmente à medida que amadurecem seu conhecimento de Allah cresce, e então desenvolvem Seu amor.

Não devemos resistir a nenhum bem ou forçar outros a um caminho ao qual não se conformem. Allah nos deu diferentes faculdades. Alguns alcançam a fé refletindo sobre Allah e Seus sinais, outros o adoram e se concentram em assuntos espirituais, e outros aprendem sistematicamente sobre Seu Din. Um reformador bem-sucedido (dele mesmo ou de outros) é aquele que não menospreza nenhum desses caminhos de Allah, mas compreende as capacidades e inclinações individuais, bem como seu ambiente, e encontra o caminho mais viável e o que é capaz de lhe ajudar a se aproximar de Allah. Esta é sabedoria que o nosso mensageiro que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele, mais que nenhum outro estava capacitado e necessitamos recorrer a sua Sunnah abençoada para aprender os melhores caminhos até lá em todas as situações.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo