EducaçãoIslam para Crianças

Como incentivar seu filho ao primeiro jejum?

(كيف تحفز ابنك على الصيام)

O Ramadan é o melhor mês para treinar seus filhos e ensiná-los a superar os desafios e desenvolver suas habilidades para assumir responsabilidades.

É um fato comprovado que o mês do Ramadan é o melhor momento para treinar as crianças na prática dos deveres religiosos desde pequenos. Bukhari e Muslim, que Allah tenha misericórdia deles, narraram que os nobres Sahabas, que Allah esteja satisfeito com eles, incentivavam seus filhos para a prática do jejum neste mês. Da mesma forma, estudos e pesquisas recentes mostram que o desenvolvimento físico e psicológico das crianças que jejuam durante o Ramadan é melhor do que o das que não jejuam e que elas são geralmente mais responsáveis.

Há duas maneiras de treinar a criança para jejuar:

A primeira é sugerir que a criança se alimente até o meio-dia. Uma vez feito com sucesso, a criança deve se abster de comer até a oração Maghrib, quando irá se alimentar junto com sua família. Desta forma, ele jejuará cinco horas diárias por alguns dias. Depois disso, pode-se adiantar esse horário gradativamente.

A outra maneira é a criança comer o Suhor (uma refeição leve antes da oração do Fajr) com sua família e depois quebrar seu jejum ao meio-dia (portanto, ele terá jejuado por cerca de sete horas) por dez dias. Durante os segundos dez dias do mês do Ramadan, podemos aumentar o período de jejum da criança até a oração do Ishá. Durante os últimos dez dias do mês, a criança deve jejuar como os demais membros de sua família: do Suhur até o momento da oração Maghrib.

No Ramadan seguinte, a criança estará pronta para jejuar o mês inteiro, se Allah quiser.

 

Como observar seu filho?

O treinamento da criança deve ser gradual, portanto, aumentar as horas de jejum dia após dia e ano após ano ajuda a criar um equilíbrio no corpo com relação às mudanças fisiológicas que ocorrem devido ao jejum. Consequentemente, a criança será capaz de jejuar sem sofrer efeitos negativos à saúde ou exaustão. Isto também o fará experimentar a doçura do jejum.

A mãe não deve temer pela criança por causa do jejum, sob o pretexto de que ela ainda é muito jovem. Ela se surpreenderá quando vir sua vontade de imitar seus pais e seus irmãos mais velhos que jejuam. Isto também acostumará a criança às tradições deste mês, como a reunião de toda a família ao redor da mesa do Suhor e Iftar. E as tradições que cada família mantém.

Devemos quebrar o jejum (Iftar) o mais rápido possível (junto com o chamado da oração do Maghrib) comendo tâmaras secas ou frescas, suco de frutas ou pequenas quantidades de água aos poucos, assim como o Profeta fez, que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele. Anas, que Allah esteja satisfeito com ele, narrou que o Mensageiro de Allah, que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele, quebrava seu jejum antes de rezar a oração Maghrib com três tâmaras. Se ele não tivesse tâmaras frescas, comia três secas, e se não houvesse nenhuma delas, ele simplesmente tomava três goles de água. Narrado por Abu Dawud.

A refeição do Iftar deve ser equilibrada e fornecer à criança as calorias necessárias. Recomenda-se que o Iftar contenha proteínas (leguminosas, carne ou aves) que ajudam na produção de novos tecidos e na reconstrução destes tecidos. Deve incluir também legumes, frutas e alguns tipos de amidos (pão, arroz e massas).

A refeição do Suhor deve ser feita também seguindo o exemplo do Profeta, que ensinou: “Minha Ummah (nação) permanecerá naquilo que é bom enquanto eles apressarem o Iftar e atrasarem o Suhur”. Narrado por Ahmad.

Finalmente, é muito importante para a família ter o cuidado de despertar seus filhos para o Suhor e se acostumar a ver seus familiares praticando este grande pilar da religião islâmica até que ela se sinta confortável e familiarizada com ele e com todas as práticas deste mês abençoado.

Devemos aproveitar a oportunidade do mês do Ramadan para treinar nossos filhos na observância da oração em seu horário preferido, além do próprio jejum. Devemos também ensinar-lhes a recitação e memorização do Alcorão, e encorajar neles a compreensão do significado sublime do jejum, semeando em suas almas os valores da misericórdia e simpatia para os necessitados.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo