Blog

Como os muçulmanos enfrentam o Covid-19?

{A corrupção surgiu na terra e no mar por causa do que as mãos dos humanos lucraram. E (Deus) os fará provar algo de que cometeram. Quiçá assim se abstenham disso.}

Podemos sempre aprender algo positivo de tudo o que nos acontece, e os piores momentos são aqueles que nos ensinam as melhores lições. Hoje estamos passando por uma crise terrível por causa do vírus que está afligindo a humanidade, é difícil de acreditar que isso esteja realmente acontecendo. Ver as notícias é como ver cenas de um filme sobre o fim do mundo.

Mas esta doença não só está deixando dor, medo e perdas econômicas em seu rastro, mas também está nos deixando lições valiosas, que muitos de nós talvez já conhecêssemos em teoria, mas agora é a nossa vez de vivenciá-las em primeira mão. Esta doença está nos fazendo colocar nossos pés no chão e lembrar o que realmente importa e reconhecer o que realmente somos: seres humanos finitos, frágeis e vulneráveis com uma grande necessidade da fé em Deus em nossas vidas.

Vivemos e agimos como se estivéssemos no controle das circunstâncias, fazemos planos convencidos de que vamos realizá-los, mas esquecemos que só Deus está no controle e que, em última instância, cabe a Ele se realizamos ou não o que planejamos. Quantos planos foram cancelados por causa desta pandemia, quantas reuniões nunca terão lugar…

Acontece que não estamos no controle das circunstâncias, acontece que não temos certeza nem mesmo do próximo minuto de vida. Isto não nos mostra que somos completamente dependentes de Deus e que, quer queiramos ou não, estamos sujeitos à Sua vontade?

 

Vivemos nossas vidas sem nos preocuparmos com o amanhã, sem pensar que um dia chegará o fim deste mundo e teremos que prestar contas a Deus de nossas ações. De repente, um dia acordamos e percebemos que nossa vida está em perigo e a vida de todos que nos rodeiam.

 

E é neste ponto que descobrimos que não somos invencíveis, que ter andado na lua, ter descoberto o DNA ou ter inventado o acelerador de partículas não nos despojou de fragilidade e vulnerabilidade. Tornamo-nos arrogantes sobre nossa capacidade de desenvolver ciência e tecnologia, sobre nossa capacidade de inventar coisas que facilitam nossas vidas, e esquecemos que esta capacidade nos foi dada por nosso Criador e que não estamos realmente no controle de nada. Temos tecnologia de ponta, mas não podemos deter um vírus que se desintegra com água e sabão. Isto não nos ensina uma lição de humildade?

 

Deus diz no Alcorão: {Respondeu: Isto me foi concedido, devido a certo conhecimento que possuo! Porém, ignorava que Deus já havia exterminado tantas gerações, mais vigorosas e mais opulentas do que ele. Em verdade, os pecadores não serão interrogados (imediatamente) sobre os seus pecados} [28:78].

 

E ele diz: {[…] Suas riquezas e seu orgulho não lhes valeram nada} [7:84].

 

Esta pandemia também nos ensina, de uma maneira muito cruel, algo que nos custou milênios para entender: que somos todos iguais, pois a doença entrou em palácios e mansões, assim como entrou em barracos. O vírus não foi discriminado por raça, cor ou status econômico. Deus nos deixa claro no Alcorão que temos uma origem comum: {Ó seres humanos! Eu vos criei de um homem e uma mulher […]} [49:13].

Deus não criou seres humanos de primeira e segunda classe. Todos viemos da mesma origem, portanto, somos irmãos e irmãs na humanidade. Hoje todos nós nos encontramos lutando contra um inimigo comum que não olha para nossas diferenças, será que ainda as veremos quando tudo isso acabar?

 

Hoje o mundo não é o que era até recentemente, e talvez nunca mais seja o que era… e se nunca mais voltar ao que era, que possamos fazer um mundo melhor a partir de agora, que não continuemos a decepcionar a confiança que Deus depositou em nós, colocando-nos nesta terra como administradores, não como devastadores, não como opressores uns dos outros.

Deus diz no Alcorão: {A corrupção surgiu na terra e no mar por causa do que as mãos dos humanos lucraram. E (Deus) os fará provar algo de que cometeram. Quiçá assim se abstenham disso.} [30:41].

Que com a vontade de Deus e Sua infinita Misericórdia possamos voltar a segurança…

 

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo