Uncategorized

Exegese do Alcorão

O que é Tafssir (تفسير)?

Em nome de Deus, o Clemente o Misericordioso.

 

Louvado seja Allah o Senhor do Universo, e que Sua paz e Suas bênçãos estejam com o Profeta Muhammad, sua família, seus companheiros e com todos aqueles que seguiram sua orientação e ensinamentos até o Dia do Juízo Final.

Tafssir: do árabe “fassara” (فسّر), explicou, “yufássiru” (يفسِّر) explica, “tafssir” (تفسير) explicação; esclarecimento, aclarar um significado que ainda não está claro, ou até mesmo, apontar para outro significado que normalmente não se tem conhecimento na linguagem conhecida entre as pessoas.

Como sabemos, o Alcorão Sagrado, foi revelado desde acima dos sete céus, ao Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) através do Anjo Gabriel (e em algumas situações não reveladas através dele) “Jibriil” (جبريل), (que a paz esteja com ele) constitui e permanece um milagre literário e retórico até o Dia do Juízo Final. Esta na verdade é a definição do que é o Alcorão, e adiciono, “são as palavras literais de Allah”, e não uma simples inspiração a Muhammad filho de Abdullah filho de Abdul-Muttálib (محمد بن عبد الله بن عبد المطَّلِب), o Profeta Muhammad, o qual o recitava com suas palavras.
Disse Deus o Alltíssimo: {… e se um dos politeístas o pedirem abrigo, ofereçam-lhes abrigo para que ouçam as palavras de Allah (kalám-u-llah – كلامُ اللهِ) e então declarem que estão seguros}.

Fica claro nesse versículo que as palavras e seus significados vieram de Allah, e não, como em outras revelações anteriores, onde o significado era revelado e o Profeta então se utilizava de suas próprias palavras.
O texto do Alcorão Sagrado foi revelado ao último dos Profetas estando pronto, revelado em partes, onde ele simplesmente as repetia enquanto as memorizava em seu coração, já purificado física e espiritualmente antes. Como se entende no relato do próprio Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) sobre como o Alcorão foi revelado, onde Gabriel, o Anjo incumbido de trazer as revelações de Deus aos Profetas, disse: {Leia, em nome do seu Senhor que lhe criou! Criou o ser humano de (algo parecido) com um coágulo. Leia, pois seu Senhor é o mais Generoso. Que ensinou com a pena (de escrever). Ensinou ao homem aquilo que ele não sabia.}

E dessa mesma forma lemos no Alcorão, o que deixa bem claro que o Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Deus estejam com ele) simplesmente repetia as palavras de Deus que eram a ele reveladas.

Isso é “tafssir” (تفسير) e é disso que vamos tratar nessa coluna daqui pra frente se Deus quizer. Vamos abranger diversos assuntos abordados pelo Alcorão Sagrado, e veremos os diferentes tipos de tafssir como:

–    Explicação (تفسير) do Alcorão (القرآن), pelo próprio Alcorão;

  • Explicação (تفسير) do Alcorão (القرآن), pelas palavras do Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele);
  • تفسير do القرآن pelas palavras dos companheiros (sahábah – صحابة) do Profeta Muhammad (محمد)
  • تفسير do القرآن  pelas palavras dos seguidores dos seguidores (تابعون) do Profeta Muhammad (محمد), que a paz e as bênçãos de الله estejam com ele)

Dentre outros temas pertinentes, e outros não muito, que poucos de nós, falantes da língua portuguesa, raramente temos acesso.

O conhecimento (العلم) é fundamental para a fé (إيمان), e não o contrário. Diz الله o Altíssimo no Alcorão: “Aqueles que temem a Allah (verdadeiramente) são os sábios (na religião)” – Surat Fáter: 48.  A nossa fé tem base no conhecimento do que foi revelado e como foi revelado ao Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah (الله) estejam com ele) e sua compreensão correta na língua árabe; como diz Deus o Altíssimo (تعالى): {Revelamos um Alcorão árabe (قرآنًا عربيًا) (em língua árabe), sem distorções para que quiçá assim temerão (a الله)}. E de acordo com o entendimento das primeiras gerações de muçulmanos, que tiveram o testemunho do Profeta Muhammad que seriam as melhores gerações de muçulmanos na história; não só em prática, como em conhecimento. E disso tratamos em outro texto, in sha Allah (إن شاء الله).

Que Allah nos abençoe com o conhecimento por Ele revelado, e que através desse conhecimento nos aproxime Dele e da Sua religião.

E que a paz e as bênçãos de Deus estejam com o Profeta Muhammad, com sua família, seus companheiros e com todos aqueles que seguiram sua orientação até o Dia do Juízo Final.

E que Allah, e somente Ele seja sempre louvado.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo