Blog

O Alcorão

A palavra árabe Quran significa literalmente "a melhor leitura" ou "a recitação por excelência".

Significado

A palavra árabe Quran significa literalmente “a melhor leitura” ou “a recitação por excelência”.

 

Definição

O Alcorão é a Palavra literal de Allah, revelada ao Profeta Muhammad, que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele, através do Anjo Gabriel (Jibreel), que a paz esteja sobre ele. Ela foi revelada em partes e em diferentes situações. Sua revelação durou 23 anos. Está dividido em Suras (capítulos) e Aiah (versos). Há 114 capítulos no Alcorão, de diferentes extensões ou tamanhos, a Surah mais longa é a de número 2 (Al Baqarah) e a mais curta é a 108 (Al Kauthar). As suras são divididas em dois períodos de revelação: o período antes da emigração (Hégira), também chamado período Mecano, e o período depois da emigração, ou o período de Medina. Algumas suras contêm versículos revelados em Meca e Medina, assim como capítulos inteiros revelados em qualquer uma de ambas as cidades.

Os capítulos do período que foram revelados em Meca têm como tema principal ensinar a crença em um só Deus (monoteísmo), e advertir contra as diferentes manifestações de descrença (Kufr) e idolatria (Shirk). Os capítulos do período Medina, por outro lado, além de mencionar os tópicos já descritos, concentram-se especialmente no estabelecimento das regras gerais ou leis que regem a vida e a conduta da comunidade de crentes (Ummah).

O Alcorão é a última revelação de Allah ao Seu último Profeta. Deus tem revelado mensagens à humanidade desde o tempo de Adão (Adam), que a paz esteja com ele. Antes da revelação do Alcorão, cada profeta foi enviado a seu próprio povo, mas o Alcorão é diferente das outras mensagens foi destinada a toda a humanidade. Este é o motivo de Allah se referir ao Profeta Muhammad, que a paz esteja sobre ele, no Alcorão como: {uma misericórdia para toda a humanidade} [Alcorão 21:107].

 

Cada letra do Alcorão foi revelada por Allah e Ele quem se encarregou de preservá-la

O Alcorão foi preservado em sua forma original, como foi revelado ao Profeta, que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele. O anjo Jibril, que a paz esteja com ele, ditou-o ao Profeta, e ele, por sua vez, recitou-o a seus seguidores (Sahabas), que o memorizaram e o recitaram de volta ao Profeta, que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele, para confirmar se eles o haviam memorizado corretamente. O Profeta, a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele, também lhes ordenou que o colocassem por escrito em taboas, panos, peles, ossos grandes, etc.

Antes da morte do Profeta, que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele, todo o Alcorão já havia sido revelado e memorizado. Allah revelou ao Profeta Muhammad, que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele, pouco antes de sua morte, o seguinte: { Hoje completei sua religião e minha bênção sobre vocês, e os
agracio com o Islam como religião. } [Alcorão 5:3].

Deus nos informa que há uma escrita original do Alcorão, gravada em taboas de ouro, que estão no céu.

 

Como o Alcorão foi preservado em sua forma original?

Como mencionado acima, o Alcorão foi revelado por inteiro durante a vida do Profeta Muhammad, que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele. Após sua morte, o primeiro califa (Líder) dos muçulmanos, Abu Baker, que Allah esteja satisfeito com ele, ordenou a coletar todos os objetos contendo escritos do Alcorão (pano, ossos, peles, etc.). Ele não ordenou que fossem recolhidos como um livro, pois muitas pessoas o haviam memorizado em sua totalidade; entretanto, devido a guerras, muitas dessas pessoas morreram. Foi assim que o segundo califa, Omar Ibn Al Khattab, que Allah esteja satisfeito com ele, ordenou que todos os escritos começassem a ser organizados e coletados em um só lugar. Mas só depois do governo do terceiro califa, ‘Uthman bin Affan, que Allah esteja satisfeito com ele, é que todos os escritos foram reunidos em um só livro, seguindo a ordem que o Profeta, a paz e as bênçãos de Allah estavam sobre ele, tinha ensinado. Esta grande tarefa foi realizada e verificada pelos próprios seguidores do Profeta, que Deus esteja satisfeito com eles, o que nos assegura de sua fidelidade, pois eles haviam memorizado o Alcorão.

O califa Uthman ordenou que quatro exemplares do Alcorão fossem feitos e enviados para os principais centros urbanos do mundo islâmico na época. Três dessas cópias originais ainda existem hoje: uma está em um museu na Turquia, uma está no Uzbequistão (ex-União Soviética) e a terceira está no Egito.

O texto do Alcorão não mudou desde que foi revelado ao Profeta, que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele; assim, o Alcorão que recitamos hoje é o mesmo Alcorão que Allah revelou há mais de 1400 anos.

O primeiro versículo do Alcorão a ser revelado por Allah foi Iqra, que significa “Ler”. Disse Allah: {Leia! Em nome de seu Senhor, que criou todas as coisas} [Alcorão 96:1] Este versículo foi revelado em Makkah.

O último versículo a ser revelado foi: {E temei o dia em que retornareis a Deus, e em que cada alma receberá o seu merecido, sem ser defraudada.} [Alcorão 2:281].

 

Sobre o que o Alcorão fala?

🌟 O Alcorão é essencialmente um livro de orientação para a humanidade. Allah diz: {(O Alcorão) é orientação para aqueles que temem a Allah} [Alcorão 2:2].

🌟 O Alcorão ensina o monoteísmo. Allah diz: {Sabe, portanto, que não há mais divindade, além de Deus e implora o perdão das tuas faltas} [Alcorão 47:19].

🌟 Ele nos informa sobre o propósito da criação da humanidade. Alá diz: {E não criei os gênios e humanos a não ser para que Me adorem} [Alcorão 51:56].

🌟 Ele nos diz como alcançar a complacência de Allah: {Obedecei a Deus e ao Mensageiro! } [Alcorão 3:31].

🌟 Ele nos ensina que as pessoas morrerão e serão julgadas por Allah: {E temei o dia em que retornareis a Deus, e em que cada alma receberá o seu merecido, sem ser defraudada.} [Alcorão 2:281].

🌟 Ele menciona a história dos profetas anteriores: {Antes de ti, havíamos enviado mensageiros ; as histórias de alguns deles te temos relatado, e há aqueles dos quais nada te relatamos.} [Alcorão 40:78]

🌟 Allah nos informa no Alcorão sobre como podemos entrar no Paraíso e viver uma eternidade de felicidade inigualável. Deus diz: {Mas aqueles que acreditaram e fizeram obras justas serão os habitantes do Paraíso, no qual viverão eternamente} [Alcorão 2:82].

🌟 No Alcorão Sagrado, Allah nos adverte de coisas que podem nos trazer dano nesta vida e na próxima, e que podem nos fazer entrar no inferno, o pior castigo que pode acontecer ao ser humano. Allah diz: {Deus promete aos hipócritas e às hipócritas e aos incrédulos o fogo do inferno, onde permanecerão eternamente. Isso lhes bastará.} [Alcorão 9:68].

🌟 Além disso, o Alcorão nos ensina como tratar aos demais, como conduzir nossos assuntos econômicos, como governar, como adorar a Deus, como promover o bem e lutar contra o mal, como é o mundo dos gênios, sobre os anjos, e muitos outros assuntos.

O Alcorão é o livro que nos ajuda a alcançar a felicidade nesta vida e na outra. A aprender e entender o Alcorão não é uma tarefa apenas para os estudiosos do Islam; compreendê-lo, e mais importante, praticá-lo, é uma obrigação de todo aquele que acredita em Deus.

O crente deve ter sempre em mente que a vida neste mundo é temporária, passageira; e que a vida que nos espera após a morte será eterna, sem fim. Allah diz: {E saiba que a outra vida é melhor e eterna} [Alcorão 87:16 e 17].

Por isso devemos nos esforçar para alcançar o prazer de Allah nesta vida, para que possamos ser dignos de entrar no Paraíso que Allah promete àqueles que acreditam Nele, e desfrutar da outra vida. Se passamos a eternidade desfrutando da maior felicidade que o homem já imaginou, ou sofrendo o pior castigo que alguém pode suportar, é unicamente nossa decisão e nossa responsabilidade. Allah nos mostra o caminho a seguir, sejamos gratos e o sigamos.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo