EducaçãoIslam para Crianças

O Islam e o direito das crianças

O Islam é a religião que foi revelada a todos os povos, em todos os lugares e em todas as épocas.  Sendo assim, o Islam é acessível a todos e atento à importância do respeito, direitos e responsabilidades.  As palavras do Alcorão e das tradições autênticas do profeta Muhammad, que a paz a as bênçãos de Deus estejam sobre ele, contêm os direitos e responsabilidades concedidos por Deus para toda a humanidade.

Esses direitos, incluem os direitos dos homens, das mulheres e também o das crianças. Os direitos das crianças não são garantidos pelas ações de seus pais, comunidades ou até mesmo de seus governos.  É Deus quem garante os direitos das crianças.

O Islam estabelece uma estrutura legal e incorpora um código de ética, designado para proteger os direitos de um indivíduo, inclusive seu direito a viver em uma sociedade segura.  Para as crianças, a segurança é de extrema importância.  Os direitos de uma criança no Islam começam antes do nascimento, começam antes da concepção. O Alcorão e as tradições do Profeta Muhammad (que a paz a as bênçãos de Deus estejam sobre ele) deixam claro que duas pessoas não devem entrar em um casamento a não ser da melhor forma.  É necessário a  reflexão e preparação antes de um homem e uma mulher em se comprometerem um com o outro e com a família para poderem estabelecer a união.  Disse o Profeta Muhammad (que a paz a as bênçãos de Deus estejam sobre ele) dizer: “Se casa com uma mulher por uma das quatro razões: sua riqueza, seu status, sua beleza e sua devoção religiosa. Case com a que tem devoção religiosa.”

Se um homem e uma mulher dedicarem suas vidas a adoração e satisfação de seu Criador, então os direitos de qualquer criança que possam ter estão garantidos, se Deus quiser.  Adorar a Deus significa obedecer a Suas ordens e incluem assegurar os direitos da criança. 

O Alcorão e as tradições autênticas do Profeta Muhammad (que a paz a as bênçãos de Deus estejam sobre ele), falam claramente sobre a responsabilidade que vem com a educação de uma criança.  É uma obrigação para os crentes de educar e se importar com as crianças, e de fazerem delas pessoas com integridade e moral. Elas devem estar certas de que são valiosas para suas famílias e para a sociedade.

“Ó vós que credes, guardai-vos a vós mesmos e vossas famílias de um Fogo cujo combustível são homens e pedras; sobre ele haverá anjos irredutíveis e severos que não desobedecem as ordens que recebem de Deus e fazem exatamente como ordenados.” (Alcorão 66:6)

O Profeta Muhammad (que a paz a as bênçãos de Deus estejam sobre ele) disse: “Cada um de vocês é um pastor, e todos vocês são responsáveis pelos seus rebanhos. O governante é um pastor e é responsável pelo seu rebanho. O homem é o pastor de sua família e é responsável pelo seu rebanho. A mulher é o pastor da casa de seu marido e é responsável pelo seu rebanho”.

Cuidar e educar os filhos da maneira adequada é um dever dos pais e nem sempre é fácil.  De fato, Deus nos lembra no Alcorão que os filhos podem até ser um grande teste para seus pais.  Os triunfos e tribulações da vida são um teste e os filhos não são exceção.  Podem trazer grande alegria e, às vezes, podem trazer grande tristeza. Porém Deus sempre faz o ser humano capaz para enfrentar esses testes.

“Em verdade os vossos bens e os vossos filhos são uma mera tentação. Mas sabei que Deus vos reserva uma magnífica recompensa.” (Alcorão 64:15)

Seguir os ensinamentos do Islam capacita um crente a enfrentar todos os eventos da vida, incluindo os testes, as tribulações e os triunfos.  O conselho islâmico correto para educar os filhos cobre todos os aspectos da vida. Assim como o Islam incentiva o bem espiritual, mas também o físico e o emocional, têm todos a mesma importância.

A visão islâmica da infância afirma que é um período único na vida de um indivíduo. Ao longo da história islâmica, os direitos e responsabilidades relacionados às crianças são muito claros.  Os pais, familiares e comunidades têm certas responsabilidades em relação às crianças.  Muitas delas são obrigatórias e no Dia do Juízo Deus questionará os adultos sobre o tratamento dado às crianças.

O Sheik Ibn Uthaimen, que Deus tenha misericórdia dele, descreveu os filhos como um encargo confiado aos pais por Deus.  Também disse que os filhos devem ser bem alimentados, bem formados e vestidos adequadamente.  As crianças têm direito a educação, aprendizado religioso e orientação espiritual.  Seus corações devem ser preenchidos com fé e suas mentes ocupadas com orientação correta, conhecimento verdadeiro até adquirirem a sabedoria.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo