Blog

O que sabemos sobre a súplica (الدعاء)?

الدعاء (Duá) - uma palavra árabe escrita aqui em português. Três pequenas letras que compõem uma palavra e um tema que é amplo e de tirar o fôlego

Duá  – uma palavra árabe escrita aqui em português. Três pequenas letras que compõem uma palavra e um tema que é amplo e de tirar o fôlego.  Esta palavra “duá ” pode ser traduzida de forma superficial como súplica ou invocação.  Embora nenhuma das palavras defina duá  de forma adequada.  Súplica, que significa comunicar-se com uma divindade, é mais próxima em significado do que invocação, que em alguns casos implica na convocação de espíritos ou demônios.

Na terminologia islâmica duá  é o ato de suplicar.  É clamar por Deus; uma conversa com Deus, nosso Criador, nosso Senhor, o Onisciente e Todo-Poderoso. De fato a palavra deriva da raiz árabe que significa clamar ou convocar.  A súplica eleva, dá poder, libera, transforma e um dos mais poderosos e eficazes atos de adoração no qual um ser humano pode se engajar.  A súplica foi chamada de arma do crente. Afirma a crença da pessoa no Deus Único e elimina todas as formas de idolatria ou politeísmo. A súplica é essencialmente submissão a Deus e uma manifestação da necessidade da pessoa por Deus.

O profeta Muhammad, que a paz  e as bênçãos de Deus estejam sobre ele, disse: “Um servo se aproxima de seu Senhor quando está em prostração. Então, aumentem as súplicas nas prostrações.”  “A súplica de cada um de vocês será concedida se não se impacientar e disser: “Supliquei ao meu Senhor, mas minha súplica não foi atendida.”

A súplica tem alguma similaridade com o que os cristãos chamam de oração, mas não deve ser confundida com a oração dos muçulmanos.  A oração ou em árabe – salat – é um dos pilares do Islam e ao realizar as cinco orações diárias um muçulmano de fato se engaja em uma forma física de oração, pedindo a Deus que lhe conceda o Paraíso através de suas ações. Através da oração também se pode suplicar a Deus diretamente.

Para os muçulmanos a oração é um conjunto de movimentos e palavras rituais realizadas em horários fixos, cinco vezes ao dia.   Deus diz no Alcorão: “Observai a devida oração, porque ela é uma obrigação, prescrita aos crentes para ser cumprida em seu devido tempo.”  (Alcorão 4:103) Os muçulmanos oram cedo pela manhã antes do nascer do sol, no meio do dia, à tarde, no por do sol e à noite. A oração é um ato de adoração no qual um muçulmano reafirma sua crença no Deus Único e demonstra sua gratidão. É uma conexão direta entre Deus e o crente e é uma obrigação.

O duá , por outro lado, é uma forma islâmica de sentir aquela conexão com Deus a qualquer hora, em qualquer lugar. Os muçulmanos apelam a Deus frequentemente durante o dia e a noite.  Levantam suas mãos em súplica e pedem por Sua ajuda, misericórdia e perdão. O duá  incorpora louvores, agradecimentos, esperança e o recorrer a Deus para ajudar os necessitados e conceder seus pedidos.

O duá  pode ser feito para o indivíduo, sua família, amigos, estranhos, os em circunstâncias extremas, os crentes e até para toda a humanidade. Ao fazer duá  é aceitável pedir pelo que há de bom nessa vida terrena e na vida futura. Uma pessoa ao fazer duá  deve pedir que Deus lhe conceda os maiores e os menores pedidos.

O profeta Muhammad, que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele, encorajou os crentes a fazer duá .  Disse: “O duá  de um muçulmano para seu irmão em sua ausência é prontamente aceita. Um anjo é designado para o seu lado. Sempre que fizer um duá  benéfico para seu irmão, o anjo designado diz amém. E que você também seja abençoado com o mesmo.”

Embora o duá não seja uma obrigação, existem muitos benefícios em fazer duá  frequentemente para Deus com total submissão. O sentimento de proximidade com Deus que advém da duá  sincera aumenta a fé, dá esperança e conforto ao angustiado e salva aquele que suplica do desespero e isolamento. Em todo o Alcorão, Deus encoraja o crente a chamar por Ele. Deus nos pede que depositemos nossos sonhos, esperanças, temores e incertezas perante Ele e que tenhamos certeza que Ele ouve cada palavra.

{Só a Ti adoramos e só de Ti imploramos ajuda!} (Alcorão 1:5)

{E o vosso Senhor disse: Invocai-Me, que vos atenderei!  Em verdade, aqueles que se ensoberbecerem, ao Me invocarem, entrarão, humilhados, no inferno.} (Alcorão 40:60)

{Dize: Ó servos meus, que se excederam contra si próprios, não desespereis da misericórdia de Deus;  certamente, Ele perdoa todos os pecados, porque Ele é o Indulgente, o Misericordiosíssimo.} (Alcorão 39:53)

{Dize-lhes: Quer invoqueis a Deus, quer invoqueis o Clemente, sabei que d’Ele são os mais sublimes atributos!}  (Alcorão 17:110)

{Quando Meus servos te perguntarem de Mim, dize-lhes que estou próximo  e ouvirei o rogo do suplicante quando a Mim se dirigir.  Que atendam o Meu apelo e que creiam em Mim, a fim de que se encaminhem.} (Alcorão 2:186)

O profeta Muhammad, que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele, chamou o duá  de a essência da adoração.  Também sugeriu que o crente seja humilde, mas firme ao fazer o duá  e disse: “Quando um de vocês suplicar, não deve dizer “Ó Deus, perdoe-me se desejar”, mas seja firme ao pedir e faça um grande pedido, porque o que Deus dá não é nada para Ele.”

Quando fazemos duá, clamamos a Deus em nosso momento de necessidade, expressamos nossa gratidão ou por qualquer razão, incluindo simplesmente sentir o conforto de estar perto de Deus, devemos lembrar-nos de examinar nossa sinceridade e nossa intenção. O duá deve ser dirigido somente a Deus, que não tem parceiros, filhos, filhas ou intermediários. Nossa intenção ao fazer o duá deve ser agradar a Deus, obedecê-Lo e confiar Nele completamente.

Quando uma pessoa faz duá , Deus pode lhe conceder o que pediu ou desviar um dano maior do que o que foi pedido, ou Ele pode ainda reservar o pedido para a vida futura. Deus nos ordena a clamar por Ele e prometeu responder ao nosso chamado.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo