Blog

O Ramadan nos piores momentos

{Amparai-vos na perseverança e na oração. Sabei que ela (a oração) é carga pesada, salvo para os humildes.} 

Novamente nos deparamos  com um mês de Ramadan que pode ser realmente excepcional, não vamos desperdiçá-lo, talvez não vivamos outro como ele. A dificuldade é maior aqui?  Como, em geral, nos países de maioria muçulmana, tudo muda durante o Ramadan para facilitar o jejum; por exemplo, a jornada de trabalho é reduzida de 7 ou 8 horas por dia para 5 ou 6 ou até menos, o mesmo acontece com o horário escolar. Durante o dia todos os restaurantes, grandes e pequenos, estão fechados, portanto, se você sair, não verá comida em nenhum lugar ou pessoas comendo, o que evita que você “sofra” de desejos e, o melhor de tudo, alguns dias antes do Eid há um feriado geral e 3 dias de feriado nacional para o Eid. O que mais você poderia pedir?

Entretanto, na maioria dos países ocidentais os muçulmanos passam o Ramadan como qualquer outro mês, continuamos a trabalhar ou estudar normalmente, não temos sequer um feriado do Eid, muitos não podem sequer assistir à oração do Eid por causa do trabalho ou dos estudos. Para muitos os dias de jejum são um verdadeiro sacrifício, pois eles têm que sair de casa como de costume e passar longas horas fazendo suas atividades diárias, às vezes no meio do verão. Mas este Ramadan novamente não será assim, este Ramadan teremos que passar em casa, e nisto podemos encontrar muitas vantagens. Vamos ver isso como algo positivo, como uma oportunidade única. Tenhamos paciência e nos rendamos à vontade de Deus, tendo confiança de que Ele está no controle de tudo, e descansemos no pensamento disso. Allah diz:

{Amparai-vos na perseverança e na oração. Sabei que ela (a oração) é carga pesada, salvo para os humildes.}

Disse o Profeta Muhammad que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele: “Quão maravilhosa é a situação do crente, pois todos os seus assuntos são bons, e isto se aplica apenas ao crente. Se algo de bom acontece com ele, ele fica agradecido e isso é bom para ele. Se algo ruim lhe acontece, ele o suporta com paciência e isso é bom para ele” (Muslim).

Não deixemos que a aflição causada por esta situação tire a alegria que a chegada do mês abençoado do Ramadan sempre nos trouxe, não deixemos que ela nos tire o entusiasmo e a emoção de viver um mês inteiro de festa espiritual, deixemos que nossa alma se alegre ainda mais do que outros anos em busca de proximidade com nosso Senhor, pois por causa da quarentena teremos a oportunidade de passar mais tempo em casa e, portanto, de dedicar o tempo necessário a nossos deveres religiosos. Podemos planejar uma rotina diária que nos permitirá cumprir todos os atos de adoração prescritos para este mês e assim ganhar o maior número possível de hasanat (bênçãos/recompensa), como nunca antes!

Se você tem filhos, esforce-se para entusiasmá-los com a chegada desta época especial do ano, faça decorações, as crianças adoram fazer artesanato, coloque balões, você pode pedir a participação deles em inúmeros momentos. Planeje fazer biscoitos ou um bolo para celebrar o início do Ramadan, e você também poderia planejar um cardápio especial.

Este Ramadan também é excepcional porque as oportunidades de fazer boas ações se multiplicaram muito. Hoje estamos todos passando por uma situação difícil, e se você não está em necessidade e tem a possibilidade de ajudar alguém, não hesite, faça-o. Não tome por pequena ajuda que você possa dar, o que para você pode ser algo insignificante, pode ser a salvação para outra pessoa neste momento. O Alcorão diz: {[…] O que quer que você dê em caridade, Deus sabe disso} [2:273].

O Ramadan é o mês da misericórdia. O Profeta Muhammad, que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele, disse: “O Misericordioso terá misericórdia dos misericordiosos; assim seja misericordioso para com os que estão na terra, e Aquele que está no céu terá misericórdia de vós” (At-Tirmidhi).

Que melhor oportunidade de ganhar a misericórdia de Allah do que esta! Hoje há muitas pessoas que estão sofrendo, que estão necessitadas de todos os tipos, vamos procurar maneiras de ajudar. Deus diz: {Aqueles que fazem caridade com seus bens materiais, de noite ou de dia, em particular ou em público, seu Senhor os recompensará e eles não temerão nem se entristecerão} [Qur’an 2:274].

Quando damos algo em caridade não estamos fazendo uma despesa, estamos fazendo um investimento, o melhor dos investimentos, pois isso nos trará um retorno ilimitado junto com nosso Senhor.

Todo louvor seja a Deus, o Senhor do universo.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo