Blog

Os benefícios do consumo da tâmara a gestante e ao recém nascido

Um estudo publicado na Revista Científica de Obstetrícia e Ginecologia dos Estados Unidos mostra que as grávidas que consomem tâmaras chegam com dilatação maior ao hospital e têm trabalhos de parto mais curtos.

É um costume estabelecido há muito tempo entre os pais muçulmanos colocar um pedaço de tâmara bem mascada (ou outra fruta doce disponível) na boca de um bebê recém-nascido.  Os muçulmanos fazem isso seguindo a prática do Profeta Muhammad, que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele, acreditando que ele, como o Alcorão diz, foi enviado como uma cura e misericórdia para a humanidade.  Nós podemos inferir a partir da forma como esse costume se originou que nele existe uma virtude.  Além da virtude e satisfação de seguir a Sunnah ( سنة – a prática do Profeta), colocar uma substância adocicada dentro da boca de um bebê recém-nascido reduz dramaticamente a sensação de dor e o batimento cardíaco além de auxiliar a mãe durante o trabalho de parto. Como relatado no Alcorão Sagrado em relação a gravidez e parto de Maria, mãe de Jesus.

Um estudo publicado na Revista Científica de Obstetrícia e Ginecologia dos Estados Unidos mostra que as grávidas que consomem tâmaras chegam com dilatação maior ao hospital e têm trabalhos de parto mais curtos.

De acordo com a nutricionista Nicolle Fiorot, a indicação é o consumo diário de pelo menos seis tâmaras para as gestantes quatro semanas antes da data provável do parto, o que reduz a chance de que seja necessário medicamentos para progressão ou indução do parto. “A indicação é ingerir seis tâmaras por dia a partir de quatro semanas antes do parto, mas as mulheres diabéticas ou com algum problema de saúde devem consultar o nutricionista antes”, alerta.

Outros estudos constataram o poder da fruta e, em especial um recente de ago/2019, da Universidade de Ciências Médicas de Qom no Irã, observou 921 mulheres, entre 36 e 42 semanas de gestação, e comprovam a eficácia da tâmara no auxílio do parto e até pós-parto, citando como benefícios:

  •  auxiliar na dilatação;
  • menor taxa de necessidade do uso de ocitocina sintética;
  • menor tempo de fase latente (fase inicial da dilatação);
  • redução do sangramento no pós-parto;
  • redução do tempo de duração do primeiro estágio do trabalhode parto.

Além desses, mais um  estudo publicado no Periódico de Obstetrícia e Ginecologia dos EUA também mostra que o consumo de tâmaras na gestação é benéfico. Em outro, da Universidade de Ciência e Tecnologia da Jordânia, 69 gestantes de baixo risco consumiram em média 6 tâmaras por dia depois das 36 semanas, foram comparadas a um grupo de 45 grávidas que não consumiram tâmaras no período. As que consumiram a fruta apresentaram maior dilatação do colo do útero e o trabalho de parto espontâneo desencadeou em 96% da amostra, contra apenas 79% entre o outro grupo que não consumiram a frutinha.

A prática do Profeta, que sobre ele esteja a Paz, está registrada nas coletâneas de seus ditos e relatos sobre ele, das quais as mais reverenciadas são as duas coletâneas autênticas de Al-Bukhari e Muslim:

Abu Buradah relatou de Abu Musa, que disse:

“Eu tinha um bebê recém-nascido; eu o levei ao Profeta Muhammad, que o chamou de Ibrahim.  O Profeta mascou uma tâmara e então a esfregou no interior da boca do bebê.”

Existem muitos outros incidentes como esse relatados.

A tâmara contém uma alta porcentagem de açúcar (70-80%); tem frutose e glicose que têm altos valores calóricos, é digerível fácil e rapidamente, e é muito útil para o cérebro.  A tâmara contém 2,2% de proteína, vitamina A, vitaminas B1, B2 e ácido nicotínico (contra Pelagra); tem traços de minerais necessários para o corpo como potássio, sódio, cálcio, ferro, manganês, cobre.  O potássio, cuja porcentagem é muito alta, é muito efetivo nos casos de hemorragia, como as que ocorrem no parto ou circuncisão.

Podemos destacar que a Sunnah também recomenda tâmaras para quebrar o jejum no Ramadã.  As tâmaras devem ser comidas, se disponíveis, antes da oração do pôr-do-sol – essa é médica e nutricionalmente a melhor forma e a Sunnah.

O grande valor das tâmaras também é indicado em uma bela e famosa passagem do Alcorão, no capítulo chamado Maria, versículos 25-6:

“E move em tua direção o tronco da tamareira e ela fará cair sobre ti tâmaras maduras e frescas.  Então come e bebe e seja confortada.”

Essa foi a prescrição de Deus, o Criador, para a abençoada Virgem Maria no momento do nascimento de Jesus, o abençoado Profeta de Deus.  Foi uma prescrição para fazer com que o parto fosse fácil e confortável.

Como os autores do estudo médico mencionado pretendem testar novas substâncias açucaradas, nós recomendamos que eles tentem tâmaras para os recém-nascidos no alívio da dor.

“Nós os faremos ver Nossos nos horizontes e neles mesmos, até que se torne evidente, para eles, que o Alcorão é a verdade.  Não é suficiente que o teu Senhor seja testemunha sobre todas as coisas?” (Alcorão 41:53)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo