Blog

Os frutos da confiança em Allah (Parte 1)

{Quanto àquele que se encomendar a Deus, saiba que Ele será Suficiente}. [Alcorão 65:3].

A confiança em Allah (At-Tawakul-تَوَكُّل) é uma das principais características dos crentes e da qual derivam outras características muito importantes que, juntas, moldam a personalidade do crente e moldam seu comportamento, para que ele seja capaz de desenvolver um estilo de vida de acordo com a vontade de Allah, próximos a Seus mandamentos e longe de Suas proibições, a fim de alcançar o sucesso nesta vida e na próxima.

A seguir, mencionaremos os frutos (thamarat) com os quais o crente é recompensado como resultado de sua confiança em Allah.

✏ Triunfo:
Allah, Exaltado e Glorificado seja, diz: {Se Deus vos secundar, ninguém poderá vencer-vos; por outra, se Ele vos esquecer, quem, em vez d’Ele, vos ajudará? Que os fiéis se encomendem a Deus!} [Alcorão 3:160].

A ordem de Allah, o Todo Poderoso, neste versículo, para confiar Nele, está depois de mencionar a vitória, para mostrar que um dos meios de alcançar a vitória é através da confiança Nele, Glorificado seja.

✏ Proteção contra o demônio:
Allah, o Altíssimo, diz sobre Satanás: {Em verdade, ele não tem poder sobre os crentes que se comprometem com seu Senhor} [Alcorão 16:99].

✏ Coragem:
Quem quer que confie em Allah, Glorificado seja, jamais temerá nada nem a ninguém. É relatado que Anas ibn Malik, que Allah esteja satisfeito com ele, disse: “O Profeta, صلى ٱلله عليه وآله وسلم, era a melhor pessoa e o mais corajoso. Uma vez o povo de Medina ficou assustado (por ouvir um som muito alto). O povo se preparou para o pior e partiu assim que pôde para a origem do barulho. No caminho eles encontraram o Profeta, صلى ٱلله عليه وآله وسلم, que já estava retornando do lugar, cavalgando descalço em um cavalo pertencente a Abu Tal-hah, carregando sua espada (pendurada no ombro). O Profeta, صلى ٱلله عليه وآله وسلم, disse-lhes: ‘Não temam, não temam'” [Bukhari e Muslim].

Vemos aqui como o Profeta, صلى ٱلله عليه وآله وسلم, foi o primeiro a sair para enfrentar o possível perigo do trovão, tanto que subiu em seu cavalo sem colocar a sela e pegou a primeira arma que encontrou, enquanto o povo de Medina retardava os preparativos para cada contingência.

Além disso, Hanad ibn As-Sariy, que Allah tenha piedade dele, relatou em seu livro Az-Zuhd que Shaquiq ibn Salamah Abu Wa’il, que Allah tenha piedade dele, disse: “Saímos durante uma noite assustadora e passamos por uma mata onde vimos um homem dormindo, e seu cavalo estava amarrado ao seu lado. Nós o despertamos e exclamamos: “Como você pode dormir em uma mata tão aberta como esta? O homem acordou, levantou a cabeça, olhou para nós e disse: ‘Sinto pena e vergonha de temer alguém além de Allah, o Todo-Poderoso, o Senhor do Trono Honorável’. Ele disse estas palavras e voltou a dormir.

✏ Sustento:
Omar ibn Al Khattab, que Allah esteja satisfeito com ele, informou que o Profeta, صلى ٱلله عليه وآله وسلم, disse: “Se você só confiar em Allah com a devida confiança, Ele lhe dará o sustento, pois Ele provê as aves: elas deixam seu ninho (cedo) pela manhã, famintas, e retornam à noite com o estômago cheio” [Ibn Majah e Tirmidhi].

✏ É um sinal da verdadeira fé:
Allah, o Exaltado e Glorificado, diz: {Em verdade, os crentes, quando o nome de Allah é mencionado a eles, seus corações tremem; e quando Seus preceitos lhes são lidos, eles refletem sobre eles e aumentam sua fé, e eles sempre se recomendam ao seu Senhor}.

Allah, o Altíssimo, também diz: {Que a Deus se encomendem os fiéis} [Alcorão 3:122]

Sa’id ibn Jubair, que Allah tenha piedade dele, disse: “A confiança em Allah é a essência da fé”. Além disso, Ibn Al Qaiem, que Allah tenha piedade dele, relatou: “A confiança em Allah é metade da religião e a outra metade é recorrer a Allah em arrependimento, pois a religião tem duas partes: buscar apoio (de Allah) e adorar (a Allah). Confiar em Allah é buscar Seu apoio, e recorrer a Allah com arrependimento é adorá-Lo” [Madarij As-Salikin].

✏ Preservação e proteção
Allah, o Altíssimo, diz:

{… e encomenda-te a Deus, porque Ele é para ti suficiente Guardião} [Alcorão 4:81].
{Quanto àquele que se encomendar a Deus, saiba que Ele será Suficiente}. [Alcorão 65:3].

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo