Blog

Particularidades do Alcorão

{Certamente (este Alcorão), é uma revelação do Senhor do Universo. Com ele desceu o Espírito Fiel. Para o teu coração, para que sejas um dos admoestadores, em elucidativa língua árabe.} (Alcorão 6: 192-195)

  1. O seu texto e o seu significado vêm de Allah, ao anjo Gabriel só coube levar essa mensagem ao profeta Muhammad, que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele, e a este último só coube receber, preservar, transmitir esta mensagem para as pessoas e explicar o que necessitava de explicação. Diz Allah, o Altíssimo:

{Certamente (este Alcorão), é uma revelação do Senhor do Universo. Com ele desceu o Espírito Fiel. Para o teu coração, para que sejas um dos admoestadores, em elucidativa língua árabe.} (Alcorão 6: 192-195)

E é essa particularidade a diferença entre o Alcorão e os ditos (hadith) do profeta visto, nos ditos, os significados serem de Allah e o texto do profeta. Diz Allah, o Altíssimo: {Nem a fala por capricho. Isso não é se não a revelação que lhe foi revelada.} (Alcorão 53: 3 e 4)

  1. O Alcorão foi revelado na língua árabe e, como dissemos anteriormente, o seu texto e o seu significado vêm de Allah. Por isso qualquer explicação que venha a ser feita sobre um ou mais versículos na língua árabe não é considerada Alcorão e sim é chamada de exegese (Tafssir). O mesmo acontece com traduções, pois como diz um provérbio italiano “traduzir é trair”. Afinal por mais perfeita e precisa que essas possam parecer elas nunca escapam de ser a interpretação dada pelo tradutor ao texto o que faz com que o texto perca muito do seu significado e por isso não são chamadas de Alcorão e sim de explicações dos significados do Alcorão.
  2. Outra particularidade do Alcorão é a facilidade. Allah facilitou a sua recitação memorização o seu entendimento e a prática dos seus ensinamentos. Diz Allah: {Sabei que Deus vivifica a terra, depois de ter sido árida. Elucidamos-vos os versículos, para que raciocineis.} E: {Não assolará desgraça alguma, quer seja na terra, quer sejam a vossas pessoas, que não esteja registrada no Livro, antes mesmo que a evidenciemos. Sabei que isso é fácil a Deus,} (Alcorão 54: 17 e 22). E como consequência desta facilidade vemos homens mulheres velhos crianças árabes e não árabes mesmo que não saibam nada sobre o idioma árabe todos memorizando esse livro e recitando os seus versículos em suas casas nas mesquitas e onde mais desejam.
  3. O Alcorão é a última das mensagens reveladas por Allah por isso o Alcorão é destinado a toda a humanidade, é válido em todas as épocas e as suas leis são sempre atuais. Ele continua da mesma forma em que foi revelado ao profeta, sem que se alterasse uma única letra, pois Allah se responsabilizou em preservá-lo.
  4. Outra particularidade é a abrangência. O Alcorão abrange todos os aspectos da vida. ele trata da crença, das virtudes morais, do comportamento, das leis comerciais, das relações internacionais, da política interna, das relações familiares, entre outros. Ele não foi destinado a um povo específico ou a um determinado grupo de pessoas, ele foi destinado a toda a humanidade. Diz Allah o Altíssimo: {Certamente, não é mais do que uma mensagem, para o universo.} e diz: {Temos-te revelado, pois, o Livro, que é uma explanação de tudo, é orientação, misericórdia e alvíssaras para os muçulmanos.}
  5. O Alcorão é o maior milagre do Profeta Muhammad, que a paz é a misericórdia de Allah estejam sobre. Ele é um milagre em todas as épocas e como prova disso Allah desafiou os gênios e os humanos a apresentarem algo semelhante ao Alcorão. Diz Allah o Altíssimo: {Temos exposto neste Alcorão toda a sorte de exemplos para os humanos, porém, a maioria dos humanos o nega.} E disse: {Ou dizem: Ele o forjou! Dize: Pois bem, apresentais dez suratas forjadas, semelhantes às dele, e pedi (auxílio), para tanto, a quem possais, em vez de Deus, se estiverdes certos.}

Muhammad veio com uma mensagem que anulava toda a crença do politeísmo (Shirk) destruindo a crença do seu povo e dizia que o Alcorão era revelado por Allah. Por isso eles se esforçaram de todas as formas assim como os que menosprezavam essa mensagem ao longo dos tempos para provar que o Profeta era um mentiroso, um farsante, para que assim pudessem defender a sua crença. E, contudo, não conseguiram criar algo semelhante ao Alcorão, esse desafio continua de pé até hoje. O milagre alcorânico não é limitado a um único aspecto, porém, abrange vários pontos e é consenso o fato de que a mente humana não conseguiu até agora abranger todos os ângulos desse milagre e cada vez que se aumenta a análise dos versículos do Alcorão descobrem-se novos pontos antes desconhecidos. O Alcorão é um milagre na sua eloquência e a esse respeito disse um dos coraixitas: “Por Allah, nenhum de vocês sabe mais a respeito de poesia do que eu, e nem sabe mais a respeito da composição da poesia do que eu. Por Deus o que ele (o profeta) diz não se assemelha a nada disso. Por Deus o que ele diz é de uma imensa beleza e de uma suavidade que prende a atenção, a sua parte mais elevada da frutos e a sua parte mais baixa é puro refinamento, nada o supera e ele destrói o que está abaixo dele”.

E disse Anís para o seu irmão Abi Dhar: “Encontrei um homem em Meca que é da sua religião e que diz ter sido enviado por Deus”. então eu disse: “E o que as pessoas dizem a seu respeito?” “Dizem que ele é um poeta, um adivinho e um mago”. E Anís que era um poeta, disse: “Ouvi o que os adivinhos costumam dizer e o que ele diz em nada se assemelha a isso e pedir a opinião dos poetas a respeito dele (o Alcorão) e nenhum deles disse ser poesia. Por Deus o que ele diz é a mais pura verdade e o que eles dizem a seu respeito é tudo mentira”.

Outro ponto que chama a atenção é o fato de não haver mudanças de estilo nem contradições nesse livro. Nenhuma mente humana poderia escrever um livro durante 23 anos sem que se percebessem mudanças no seu estilo, mudanças essas vindas em decorrência do amadurecimento, do aperfeiçoamento e das diversas experiências vividas pelo autor. Por acaso os grandes escritores não passaram por diversas fases no decorrer de suas vidas literárias? E como explicar a ausência de contradições no livro que foi revelado em partes, sendo revelados alguns versículos de um capítulo e em seguida versículo de um outro capítulo e em seguida um capítulo inteiro? O Alcorão contém verdades científicas que só foram descobertas recentemente, fatos relacionados com a criação do universo, fatos ligados à astronomia, ao ciclo das águas, aos mares, ao Reino vegetal e animal, e a reprodução humana entre outros. Eis aqui alguns exemplos:

– Quem poderia imaginar que os céus as estrelas e os planetas são originados de fumaça? Pois bem, a ciência com o desenvolvimento de aparelhos, constatou que a origem do universo se deu através de fumaças e que ainda há estrelas se formando com o que resta dessas fumaças. Diz Deus no Alcorão: {Então, abrangeu, em Seus desígnios, os céus quando estes ainda eram gases, e lhes disse, também à terra: Juntai-vos, de bom ou de mau grado! Responderam: Juntamo-nos voluntariamente.} (Alcorão 41-11)

– Os cientistas constataram que ainda há estrelas nascendo e que as constelações estão se afastando uma das outras. E como consequência o universo continua se expandindo. Diz Deus no Alcorão: {E construímos o firmamento com poder e perícia, e Nós o estamos expandindo.} (Alcorão 51:47)

-Os cientistas constataram que o brilho da lua nada mais é do que o reflexo do Sol. Diz Deus o Altíssimo: {Fizemos da noite e do dia dois exemplos; enquanto obscurecemos o sinal da noite, fizemos o sinal do dia para iluminar-vos, para que procurásseis a graça de vosso Senhor, e para que conhecêsseis o número dos anos e o seu cômputo; e explanamos claramente todas as coisas.} (Alcorão 17:12)

– A ciência constatou que toda vez que o homem se eleva na atmosfera mais difícil para ele fica conseguir respirar. Diz Deus o Altíssimo: {A quem Deus quer iluminar, dilata-lhe o peito para o Islam; a quem quer desviar (por tal merecer), oprime-lhe o peito, como aquele que se eleva na atmosfera. Assim, Deus cobre de abominação aqueles que se negam a crer.} (Alcorão 6:125)

– A ciência constata que as plantas são formadas por pares fêmeas. Diz Deus o Altíssimo: {Glorificado seja Quem criou pares de todas as espécies, tanto naquilo que a terra produz como no que eles mesmos geram, e ainda mais o que ignoram.} (Alcorão 36:36)

Diz o pesquisador francês Maurice Bucaille a esse respeito em seu livro “A bíblia o Alcorão e a ciência”: “Tomando em seguida as 2 revelações que a haviam precedido a revelação alcorânica é não somente isenta de contradições dos relatos dos evangelhos, que trazem as diversas marcas de injunções humanas, mas ela também, oferece a quem empreende o seu exame, objetivamente, a luz da ciência, o caráter que ele é próprio de uma concordância perfeita com os dados científicos modernos. De mais a mais, descobrem se nelas, como foi demonstrado, enunciados de ordem científica, dos quais é inconcebível que um homem, na época de Muhammad, tivesse podido ser o autor.” Esses são alguns dos vários lados do milagre alcorânico.

Fonte: Sob as Luzes do Alcorão.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo