Uncategorized

Sugestões para a proximidade do Ramadan

Os dias passam e vemos como pouco a pouco as folhas do calendário vão se esgotando, anunciando a chegada de um dos convidados mais amados e esperados a cada ano ao mesmo tempo que, ocupa o lugar mais privilegiado de todos os meses no coração de todos os muçulmanos em todo o planeta. Como poderia não ser assim se estamos falando do Ramadan.

Não há dúvida de que a preocupação dos servos sinceros e verdadeiros de Allah aumenta cada vez mais conforme sentem a proximidade de sua chegada, pois não querem desperdiçar um único momento da noite ou do dia para alcançar todos os presentes que este convidado traz consigo.

Aqui estão algumas sugestões a serem levadas em conta antes da chegada do Ramadan, que acreditamos que será de grande benefício; pois não há nada que seja pensado, planejado e ao qual se dedique todo o esforço para realizá-lo com sinceridade, sem que o resultado seja bom e os frutos de sua ação sejam os melhores. Estas são então as recomendações que temos para que este Ramadan seja mais frutífero do que os anteriores com a graça de Allah:

– Ter ao seu alcance uma cópia do Alcorão, com explicação das palavras e significados e, se possível, contendo um breve resumo das razões e condições pelas quais certos versículos foram revelados.

– Ouvir as lições que foram registradas e que estão diretamente relacionadas com os assuntos de jejum e boas ações no Ramadan.

– Assistir às aulas dadas nas mesquitas, especialmente aquelas que nos ensinam como aproveitar ao máximo este mês abençoado (nas atuais circunstâncias, a pandemia da COVID-19, devemos seguir as disposições ditadas pelas autoridades governamentais).

– Lendo a biografia do sahabas, que Allah esteja satisfeito com todos eles, seus discípulos e todos os outros piedosos antecessores que estabeleceram um marco na realização de boas ações durante o Ramadan, para que possamos seguir seus exemplos e conseguir desfrutar de um jejum como nunca antes.

– Jejuar os dias possível no mês de Sha’ban (o mês antes do Ramadan) para que nossos corpos se acostumem ao jejum e à adoração. A’ishah, que Allah esteja satisfeito com ela, disse: “Eu nunca vi o Mensageiro de Allah, paz e bênçãos de Allah estar sobre ele, jejuando um mês inteiro à parte do Ramadan; e nunca o vi jejuar mais dias em um mês do que em Sha’ban”. [Bukhari]

– Planejar muito bem as atividades que ajudarão o crescimento espiritual, como a leitura de livros sobre temas benéficos – como o tafsir (exegese do Alcorão), hadith, Sirah (biografia do Profeta) – e todo esse conhecimento islâmico.

– Dedicar muito tempo à leitura do Alcorão, pois, afinal de contas, este é o mês em que o Alcorão Sagrado foi revelado.

– Participar da mesquita e permanecer lá o máximo de tempo possível (nas circunstâncias atuais, a pandemia da COVID-19, deve-se seguir as disposições ditadas pelas autoridades governamentais).

– Dedicar um tempo para as orações voluntárias, recitar o Alcorão e fazer súplicas e pedidos a Allah.

Não se esqueça da família, portanto envolva todos os membros da família no plano que foi proposto para o Ramadan. Portanto, deve-se reservar tempo e espaço para que todos possam participar da oração, da recitação do Alcorão e das súplicas a Allah.

Estabelecer tempos de recreação para todos, em que se levem em conta as brincadeiras e a diversão para crianças e idosos, e em que se façam visitas à família e amigos.

Lembre-se de que as compras no Ramadan não devem ser exageradas. Recomenda-se adquirir produtos de longa duração antes do início do mês, para que as saídas para o mercado sejam mantidas ao mínimo.

Sem dúvida, há muitas coisas que talvez não tenhamos mencionado, mas o que principalmente queríamos ressaltar era a importância de nos prepararmos para receber este mês cheio de bênçãos para todos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo