O Significado do Islam

O que é o Islam?

    O significado da palavra Islam, é submissão à vontade divina também significa paz, pureza, aceitação e compromisso Já no âmbito teológico, é testemunhar com seu coração e afirmando com suas palavras e atos que não existe divindade a não ser Deus e que Muhammad (Maomé) é o Seu mensageiro. Esta definição engloba a fé em seus seis pilares, bem como a prática dos cinco pilares do Islam; praticá-los como se víssemos a Deus, pois se nós não O vemos, Ele, então, nos vê.

   O Islam é também, o selo de todas as mensagens divinas reveladas ao último dos profetas, Muhammad filho de Abdullah, que a paz e as bençãos de Deus esteja com ele. É a última religião e a única que será aceite por Deus; uma religião de fácil prática, sem dificuldades nem adversidades. Aquilo que uma pessoa não pode praticar, não é de forma alguma obrigada a fazê-lo

    É uma religião baseada no monoteísmo, seu lema a veracidade, seu objetivo a justiça, seu espírito a misericórdia; direciona seus seguidores a tudo aquilo que é benéfico quer seja no lado religioso como no mundano, precavendo-os de tudo o que é maléfico em suas vidas. É a religião com a qual Deus guiou Suas criaturas ao bom comportamento, purificou as crenças, a vida na terra e a vida após a ela.

    O Islam é a religião que uniu entre os corações dispersos libertando-os das trevas, direcionando-os à verdade e ao caminho correto.

    Uma religião de leis. Leis justas embasadas na revelação e na crença correta em Deus, e na prática de seus princípios.

    O Islam tem como objetivo o seguinte:

    1-  Fazer com que as pessoas conhecam a seu Senhor e Criador, seus mais belos nomes e atributos, os quais não se aplicam a não ser a Ele. Seus atos, os quais ninguém os compartilha neles e as obrigações de Seus servos para com Ele.

    2-  Chamar as pessoas a adorarem a Ele, Deus, sem parceiros ou intermediários, com aquilo que Ele revelou em Seu livro e nas tradições do Seu profeta através de Suas ordens e proibições, as quais trazem benefícios para quem os pratica tanto nessa vida como na outra.

    3-  Lembrar o destino das pessoas depois da morte, bem como aquilo que vão encontrar no túmulo, e no dia em que forem ressuscitados; a prestação de contas e seu destino, quer seja o paraíso quer seja o inferno, de acordo com sua obras.

O Islam não é uma religião nova. Ela é, na essência, a mesma mensagem e diretrizes que Deus revelou a todos os Seus prévios mensageiros.

“Diga: Nós cremos em Allah (Deus) e naquilo que nos foi revelado, naquilo que foi revelado a Abraão, Ismael e Isaac, Jacó e às tribos e naquilo que foi dado a Moisés e Jesus e aos profetas de seu Senhor; nós não fazemos distinção entre qualquer um deles e a Ele nos submetemos.” (Alcorão 3:83)

A mensagem que foi revelada ao Profeta Muhammad é o Islam na sua forma mais abrangente, completa e final.

    É possível resumir os principais fundamentos do Islam em seis pontos, os quais chamamos de Pilares da Fé, e cinco outros que chamamos de Pilares do Islam.

Próximo

Botão Voltar ao topo