As virtudes da Ablução e como realizá-la

As virtudes da ablução

Pela graça final de Allah, Ele nos comanda com certas obrigações e também nos recompensa por seu cumprimento. A ablução também tem muitas virtudes associadas a ela, desde o perdão dos pecados até ser uma marca de reconhecimento no Dia do Juízo. A seguir estão exemplos de alguns dos ahadith que mencionam essas recompensas.

(1) Mensageiro de Allah, que a misericórdia e bênçãos de Allah estejam sobre ele, disse:

“Quando um muçulmano ou um crente faz ablução e lava o rosto, todo pecado menor que ele cometeu como resultado de olhar é lavado com água (ou com a última gota d’água). Quando ele lava as mãos, todo pecado que suas mãos cometeram é lavado com água (ou com a última gota d’água). Quando ele lava seus pés, todo pecado ao qual ele procedeu é lavado com água (ou com a última gota d’água) até que ele saia puro e livre de pecados. ”( Muslim )

 (2) O Mensageiro de Allah disse:

“Devo informá-lo (de um ato) pelo qual Allah apaga pecados e aumenta os graus? Eles (seus companheiros) disseram, ‘Certamente, ó Mensageiro de Allah.’ Ele disse: ‘Aperfeiçoando a ablução em circunstâncias difíceis, dando muitos passos até a mesquita e esperando pela (próxima) oração após a (última) oração ter sido realizada. Isso é ribat.’”( Sahih Muslim )

(3) O Mensageiro de Allah passou por um túmulo e disse:

“A paz esteja com você, a morada dos crentes, e logo nós também, se Alá assim o desejar, estaremos prestes a nos juntar a você. Amo ver meus irmãos. ”

Eles (seus companheiros) disseram: “Não somos seus irmãos, ó Mensageiro de Allah?”

Ele disse: “Vocês são meus companheiros; nossos irmãos são aqueles que ainda não vieram ao mundo”.

Eles disseram: “Ó Mensageiro de Allah, como você reconheceria aquelas pessoas de sua nação [no Dia do Juízo] que ainda não nasceram?”

Ele respondeu: “Suponha que um homem tivesse cavalos com brasas brancas na testa e nas pernas, entre outros cavalos que eram todos pretos. Diga-me, ele não reconheceria seus próprios cavalos? “

Eles disseram: “Certamente, ó Mensageiro de Allah.”

Ele disse: “Eles [os que ainda não vieram] virão com rostos, braços e pernas brancos devido à ablução, e chegarei à Cisterna (cisterna, ou ‘Hawd‘ em árabe: o reservatório de onde o Profeta dará a seus seguidores uma bebida mais branca do que leite no Dia do Juízo, após o qual eles nunca mais sentirão sede) antes deles. Algumas pessoas serão expulsas de minha Cisterna como um camelo perdido é expulso. Eu gritarei: ‘Venha, venha.’ Então, será dito (para mim): ‘Essas pessoas mudaram [a religião inovando nela] depois de você’, e eu direi: ‘Vá embora, vá embora.’ ”( Sahih Muslim )

No Dia do Juízo, a nação muçulmana será distinguida de outras nações pelas partes do corpo que lavaram para a ablução e que emanarão luz:

“Meu povo será chamado à presença no Dia do Juízo com rostos, braços e pernas brilhantes dos rastros da ablução.” (Bukhari )

 

O Modo de Realizar Ablução

Allah, o Exaltado, diz no Alcorão:

{Ó vocês que acreditam! Quando você pretende fazer a oração, lave o rosto e das mãos até os cotovelos, enxugue a cabeça e lave os pés até os tornozelos.} (Alcorão 5: 6)

O Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele) também disse:

“Allah não aceita qualquer oração realizada sem estar em um estado de pureza.” (Muslim)

O Profeta praticamente nos ensinou como realizar a ablução, pois foi enviado para explicar a revelação do Alcorão. A seguir, um guia passo a passo explicando o que exatamente deve ser lavado e como, obtido de vários textos de hadith .

(1) Você deve ter a intenção de purificar-se de um estado de impureza ritual. Isso significa que você deve trazer à mente que está realizando esta ablução para entrar em um estado de pureza ritual. Essa intenção está no coração e não deve ser expressa.

(2) Comece com o nome de Allah, dizendo ‘Bismillaah‘.

(3) Em seguida, lave as mãos três vezes cada. Você deve sempre começar com o lado direito sempre que lavar as partes do corpo.

(4) Enxágue a boca três vezes, girando a água dentro da boca (gargarejo) e enxágue o nariz três vezes, inalando um pouco de água pelas narinas e soprando a água. Use a mão esquerda para remover a água do nariz.

(5) Lave o rosto três vezes, da linha do cabelo ao maxilar e queixo, e de orelha a orelha. O homem deve molhar o cabelo da barba porque faz parte do rosto. Se sua barba é volumosa, ele tem que lavá-la por dentro e por fora, e se for curta e cobrir a pele, basta lavar a superfície e passar os dedos molhados por ela.

(6) Em seguida, você deve lavar as mãos e os braços até os cotovelos três vezes, começando pela ponta dos dedos, incluindo as unhas, incluindo os cotovelos. É essencial remover qualquer coisa grudada nas mãos antes de lavá-las, como massa, lama ou tinta, esmalte e qualquer coisa que possa impedir que a água alcance a pele.

(7) Em seguida, com água doce, limpe a cabeça e as orelhas uma vez, não a água que sobrou da lavagem dos braços. A maneira de limpar a cabeça é colocando as mãos molhadas na frente da cabeça e passando-as sobre o cabelo / cabeça até chegar à nuca e, em seguida, trazê-las de volta ao lugar onde você começou. Em seguida, coloque os dedos indicadores nas orelhas e limpe a parte de trás das orelhas com os polegares. Com relação aos cabelos longos, sejam soltos ou trançados, não é necessário lavar todo o seu comprimento, mas passar as mãos da frente da cabeça para as costas, como descrito acima.

(8) Em seguida, você deve lavar os pés três vezes, da ponta dos dedos até os tornozelos.

(9) Você deve manter a ordem correta ao lavar as partes do corpo, e fazê-lo em sucessão, sem fazer uma longa pausa entre cada parte do corpo.

Aquelas partes do corpo que mencionamos para lavar três vezes podem ser lavadas duas ou apenas uma vez, mas aquelas que mencionamos para limpar uma vez (a cabeça e as orelhas), só podemos limpar uma vez e não mais.

Homens e mulheres devem fazer o wudu da mesma maneira. Como muitas pessoas trabalha, é uma boa possibilidade aprender a limpar as meias para evitar o trabalho de tirar as meias no trabalho. Basicamente, é necessário molhar as mãos e passá-las por cima das meias (parte do pé e não da perna).  A evidência para o método de realização da ablução é o hadith narrado de Ali:

“Depois de fazer a oração de Fajr, ‘Ali entrou, sentou-se no terraço e disse a um menino:’ Traga-me um pouco de água para a ablução – O menino trouxe uma tigela de água e uma bacia para ele. ‘Abd Khair disse:’ Estávamos sentados olhando para ele ‘. Ele disse: Ele segurou o vaso com a mão direita e despejou [água] na esquerda, e lavou as mãos até o pulso. Então ele [novamente] segurou o vaso com sua mão direita e derramou [água] em sua mão esquerda, e lavou suas mãos até o pulso. Ele nunca colocava as mãos dentro da tigela até que lavasse as mãos três vezes.

Em seguida, colocou a mão direita na tigela e enxaguou a boca e o nariz três vezes, expulsando a água do nariz com a ajuda da mão esquerda.

Ele lavou o rosto três vezes, a mão direita no cotovelo três vezes e a mão esquerda no cotovelo três vezes.

Ele então colocou a mão direita na tigela até que estivesse imersa na água, tirou-a e enxugou a mão esquerda com a água que estava nela, depois enxugou a cabeça com as duas mãos uma vez.

Ele derramou água com a mão direita sobre o pé direito três vezes, lavando-o com a mão esquerda, e depois derramou água com a mão direita sobre o pé esquerdo três vezes, lavando-o com a mão esquerda [também].

Então ele colocou a mão na tigela, colocou um pouco de água na palma da mão e bebeu. Ele então disse: ‘Foi assim que o Profeta de Allah fez a ablução. Quem quiser ver como ele costumava fazer a ablução, é isso. ‘” [Sahih ibn Hibban]

Com o tempo, você pode aprender essas súplicas que o próprio Profeta disse e também nos encorajou a fazer depois de completar a ablução.

“Ash’hadu an laa ilaha ill-Allah, wahdahu laa shareeka lah, wa ash’hadu anna Muhammadan abduhu wa rasooluh.”

“Testemunho que não há divindade exceto Allah, sem parceiro, e testemunho que Muhammad é Seu servo e Mensageiro.”

Allahummaj’alni min at-tawwabeena waj-alni min al-mutatahhireen .”

“Ó Allah, faça de mim aqueles que retornam a Ti frequentemente em arrependimento e faça de mim aqueles que permanecem limpos e puros.”

Subhaanak Allahumma wa bihamdik, ash’hadu an laa ilaha illa anta, astaghfiruka wa atoobu ilaik .”

“Quão perfeito Tu és ó Allah, e eu Te louvo, eu testemunho que ninguém tem o direito de ser adorado exceto Você, eu busco o Seu perdão e me arrependo de Ti.’

Ablução passo a passo
Lavar as mãos e a boca (conforme explicado acima);

 

Lavar o nariz (conforme explicado acima);
Lavar o rosto inteiro (conforme explicado acima);
Lavar os braços até os cotovelos;
Passar a mão na cabeça (conforme explicado acima)
Lavar os pés até os calcanhares (conforme explicado acima)
Botão Voltar ao topo