A peregrinação

 

O “hajj” (a peregrinação) a Meca, é o quinto pilar do Islam. É um ato de adoração em que todos os tipos de atos de adoração físicos, interiores e financeiros são combinados, e deve ser realizado por aquele que é fisicamente e financeiramente capaz, uma vez na vida. Disse Allah, o Altíssimo: {E Allah prescreveu às pessoas a peregrinação à (Sua) casa, para aqueles que tem condições para tal, pela sua causa. E aquele que se nega faze-lo, saiba que Allah não depende de toda a humanidade.} [Alcorão 3:97]

As virtudes de Meca e da Mesquita Sagrada:

A Mesquita Sagrada está localizada em Meca, no oeste da Península Arábica, e tem muitas virtudes no Islam, dentre elas:

1 – Em Meca está a Caabah.

A Caabah é uma construção quadrada e quase cúbica, localizada no centro da Grande Mesquita de Meca.

E ela é a qiblah (direção que os muçulmanos utilizam para praticar suas orações) a qual os muçulmanos recorrem durante suas orações dentre outros atos de adoração que Allah prescreveu.

Ela construída pelo Profeta Abraão e seu filho Ismael, (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ambos), por ordem de Allah Todo-Poderoso. E então reconstruída outras vezes através da história..

Disse Allah, o Altíssimo: {E quando Abraão e Ismael levantaram os alicerces da Casa (Káaba), exclamaram: Ó Senhor nosso, aceita-a de nós pois Tu és Oniouvinte, Sapientíssimo.} [Alcorão 2:127]

O Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele), participou com as tribos de Meca na colocação da Pedra Negra em seu lugar quando a reconstruíram.

1 – É a primeira mesquita construída na face da terra:

E quando o grande companheiro, Abu Dharr, (que Allah esteja satisfeito com ele, perguntou ao Profeta de Allah, (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele): Ó Mensageiro de Allah, que mesquita foi construída pela primeira vez na Terra? Ele disse: Masjed Al-Harám (A Mesquita Sagrada de Méca). Eu disse: e depois? Ele disse: “Al-Masjid Al-Aqsa” (A Mesquita Sagrada de Jerusalém). Eu disse: Quanto tempo se passou entre as duas construções? Ele disse: “Quarenta anos, então, onde quer que você tiver que orar, faça-o, pois a virtude está no local onde estiver” (Bukhari 3186 e Muslim 520).

3 – A multiplicação das recompensas pelas orações feitas ali.

O Profeta de Allah, (que paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse: “Uma oração nesta mesquita – ou seja, a mesquita de Madinah – é melhor do que mil orações em outras mesquitas, exceto na Mesquita Sagrada. Uma oração na Grande Mesquita é melhor do que cem orações em na mesquita de Madinah.

4 – É o local sagrado de Allah e de Seu Profeta.

Diz Allah, o Altíssimo: {Me foi ordenado adorar o Senhor desta cidade (Méca) a Qual a consagrou, e a Ele tudo pertence, e também me foi ordenado ser um dos muçulmanos (submissos à Sua vontade)} [Alcorão  27:91]

Naquele local, em Meca, Allah, o Altíssimo, proibiu sua criação de derramar sangue, ou fazer mal a alguém nos limites dessa cidade Também proibiu a caça, ou de cortar algo de suas árvores e até mesmo o mato que ali nasce.

Disse o Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele): “Meca foi proibida por Allah, e as pessoas não a consideraram proibida. Não é permitido a uma pessoa que acredita em Allah e no Último Dia derramar sangue nesta cidade e nem mesmo cortar uma árvore dela”.

5 – É a cidade mais amada por Allah e pelo Seu Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele).

Um dos companheiros do Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse: Eu vi o Mensageiro de Allah, (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele), em sua jornada, em Hazura (uma região de Meca) se dirigir a Meca dizendo: “Por Allah, que você é o melhor local da Terra, e o mais amado por Ele. E se não fosse pelo fato de eu ter sido retirado daqui, e não sairia daqui”. (Tirmidhi 3925 e Nassai 4252)

6 – Allah ordenou que peregrinemos à Sua casa sagrada, desde que tenhamos as condições para tal, só por Sua causa.

O Profeta Abraão (que a paz esteja com ele) chamou as pessoas para que viessem em peregrinação. Com isso, as pessoas passaram a vir em grupos de todos os lugares, assim como os Profetas (que a paz esteja com eles). Como disse o Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele).

Disse Allah, o Altíssimo, sobre o Profeta Abraão (que a paz esteja com ele): {E chamem as pessoas para a peregrinação! Elas virão até você de todos os lugares e de todos os mais distantes rincões.} [Alcorão 22:27]

O significado do Hajj (peregrinação)

O “hajj” significa ter como objetivo ir à casa de Allah com o intuito de completar determinados rituais. Estes são atos e palavras ditas que nos ensina o Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) como o ato de vestir o “ihrám”, circundar a Caabah, caminhar entre os montes de Safa e Marwa, estar em Arafat, jogar as pedras nos pilares conhecidos como “jamarát” em Mina dentre outros.

E no “Hajj” temos muitos benefícios para aqueles que adoram a Allah, como a afirmação da unicidade de Allah e o enorme perdão que cai sobre aqueles que peregrinam. Sem contar que os muçulmanos se conhecem, aprendem sobre os ensinamentos da religião dentre outros benefícios.

O tempo para o “hajj”

Todos as obras do “hajj”, acontecem entre o dia 08 e o dia 13 do mês de “Dhul-Hijjah” que é o décimo segundo mês do calendário lunar islâmico.

A quem é obrigatório o “hajj”?

Para que o “hajj” seja obrigatório para alguém, essa pessoa deve ser obrigatóriamente muçulmana, responsável e capaz; entende-se por responsável, a pessoa estar em plena capacidade de suas faculdades mentais e já ter atingido a puberdade.

Explicação do que é ser “capaz”:

Entende-se por capaz pelas condições de chegar até à casa Sagrada de Allah, de maneira correta e legal. Completar os preceitos do “hajj” sem muita dificuldade, não muito mais difícil que uma viagem normal, de maneira segura para si e para seus bens e ter bens suficientes para performar seu “hajj” além de suas necessidades normais e correntes, mantendo o sustento daqueles que se tem a obrigação de sustentar.

Sobre o muçulmano “ser capaz” de fazer o “hajj”:

1 – Poder fazer o “hajj” por si só, ou seja: ser totalmente capaz de ir até a casa de Allah, sem dificuldades além das normais. Ter meios financeiros suficientes para tal. Nesse caso então, o “hajj” se torna obrigatório para o muçulmano.

2 – Não poder fazer o “hajj” por si só, por motivo de doença ou por ter idade avançada, mas ter como financiar  alguém que o faça por ele. Neste caso, é obrigatório que ele pague para que alguém faça o “hajj” por ele.

3 – Aquele que não pode fazer o ‘hajj” por si só e nem através de outra pessoa. Nesse caso, o “hajj” deixa de ser obrigatório para esse muçulmano enquanto ele estiver incapacitado de fazê-lo. Como por exemplo, aquele que não tem meios financeiros além do que se tem para as suas próprias necessidades e para o sustento da sua família, e nem é obrigatório que a pessoa junte dinheiro para que possa fazer o “hajj”.

Logo, quando as condições se fizerem presentes, então o “hajj” se torna obrigatório.

A condição de existir um “tutor” para a mulher perfazer o “hajj”:

É condição para a mulher que tem o “hajj” como obrigação, que ela esteja acompanhada por um tutor. Logo, não é obrigação para a mulher fazer o “hajj” se ela não tiver alguém que a acompanhe durante o mesmo, dentre aqueles que podem ser tutores dela: seu pai ou avô, filho, neto, irmãos primos. (ver pág.)

E se a mulher fizer o “hajj”sem um tutor de maneira onde se garante sua segurança, seu “hajj” está correto e ela é recompensada por ele.

As virtudes do “Hajj”

São relatadas muitas virtudes e benefícios, dentre eles:

1 – O “hajj” é a melhor das obras. Quando perguntado, o Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) sobre quais são as melhores obras ele disse: “A crença em Allah e em Seu Profeta”. Perguntaram então: “e depois?” No que ele responde: “O esforço pela causa de Allah”. Por fim, perguntaram: “e depois”? O Profeta então responde: “O hajj bem feito”. (Bukhari 1448 e Muslim 83)

2 – É uma época incrível de perdão dos pecados. Disse o Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele): “Aquele que faz o “hajj”e não discute com ninguém e não pratica obscenidades, volta a estar livre de pecados como no dia em que sua mãe deu a luz a ele”. (Bukhari 1449 e Muslim)

3 – A oportunidade de se livrar do inferno. Disse o Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele): “Não existe nenhum dia do ano que Allah liberta as pessoas do inferno como no dia de Arafah”. (Muslim 1348)

4 – A recompensa com o paraíso.

Disse o Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele): “O “hajj” bem feito, não tem recompensas senão o paraíso!”

Todas essas virtudes, dentre outras, só se beneficia delas quem teve a intenção sincera e correta, purificou seu interior e performa o “hajj” como ensinou o Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele).

Como se faz o “Hajj”

1 – O peregrino veste o “ihram” no oitavo dia de Dhu Al-Hijjah enquanto ele estiver em Meca.

Lá, ele confirma sua intenção, em seu coração, para perfazer o “hajj”, dizendo: “Eis-me aqui, meu Allah, para o “hajj”. E então pronuncia as seguintes, externando sua adoração, sua submissão, atendendo ao seu Criador, louvado seja o Altíssimo, e só a ele: “Eis-me aqui, meu Allah, eis-me aqui. Não existem parceiros para o Senhor, eis-me aqui. Todos os louvores, todas as bênçãos e toda a soberania é Tua! Não existem parceiros junto a Ti”.

Usando as vestimentas do “ihram”, o peregrino se abstém das proibições desta vestimenta até que que ele possa retirá-la. (Veja, proibições do “ihram”na página )

2 – É prescrito para ele, depois de vestir o “ihram” no oitavo dia do mês de Dhu Al Hijjah ir a Mina, e passar a noite, rezando o dohor, o asr, o maghrib, o ishá e o fajr. Cada oração a seu tempo, porém rezando somente duas genuflexões, nas orações que têm originalmente quatro genuflexões.

3 – No nono dia de Dhu al-Hijjah, o peregrino vai para Arafah após o nascer do sol e faz a oração do dhohor e do assr juntas e abreviadas com um só “adhan”(chamada pra oração) e dois “iqamah”. Após as orações, os peregrinos fazem súplicas perante Allah, e este é  o maior momento do “hajj”, onde até mesmo o Profeta, (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) diz que Allah mostra as pessoas em orações e súplicas, aos Seus anjos e diz: “Estes são aqueles que me adoram, vieram em grupos e de todas as partes! Sejam testemunhas que os perdoei a todos”. (Ahmad 7089)

As proibições do “ihram”(vestimenta específica para fazer o “hajj”)

1 – é proibido cortar o cabelo ou raspá-lo e da mesma forma não se pode cortas as unhas;

2 – é proibido usar perfume, quer seja no corpo ou nas roupas;

3 – é proibida a prática de relações sexuais entre os casais, e da mesma forma toques e carícias que levem a ambos a se excitarem;

4 – é proibido que se duas pessoas se casem durante o período em que estão de “ihram”;

5 – é proibido caçar. Não se pode caçar pássaros, nem os animais terrestres;

6 – e está especificamente proibido para os homens:

–              Está proibido que o homem se vista com roupas que deliniem seu corpo, como camisas, calças, etc….

–              Está proibido também que vista algo que cubra a cabeça em contato com ela. Já o teto dos ônibus, construções, guarda chuvas, não há nenhum problema que cubram a cabeça do peregrino.

7 – e está especificamente proibido às mulheres:

–              O “niqab” (tecido que cobre o rosto das mulheres). O correto é que os rostos estejam descobertos exceto se ela quiser cobrí-lo quando se aproxime um homem que não seja seu parente direto, ou filho por exemplo; nesse caso ela pode temporariamente cobrir seu rosto, e não é um problema se esse tecido toque seu rosto.

–              Vestir luvas

Aquele que cair em uma dessas proibições por ignorá-las ou por esqueciemento, ou foi obrigado a fazê-lo, não será repreendido por isso, pelo que diz Allah, o Altíssimo: {E não serão repreendidos se cometerem algum erro, pelo que carregam em seus corações} [Alcorão 33:5]. Porém se vier a ter conhecimento, ou lembrar-se do erro, o peregrino deve deixá-lo imediatamente.

4 – O peregrino então calmamente sai de Arafah após o pôr do sol para Muzdalifah, então ele faz a oração do maghrib e do ishá juntas. Se dirige e passa a noite em Muzdalifah e realiza a oração do amanhecer lá mesmo.

É permitido às mulheres, os que têm algum tipo de dificuldade ou aos de idade avançada a sair de Muzdalifah pela noite, antes do fajr, junto com aqueles que os acompanham.

5 – O peregrino então sai de Muzdalifah antes do nascer do sol, e este é o dia do “Eid” (celebração). E neste dia, o peregrino tem várias atividades do “hajj” a concluir:

–              Atirar sete pedras pequenas no nos pilares maiores, dizendo: “Allahu Akbar” (Allah é o Maior) a cada pedra atirada.

Estes obeliscos marcam o lugar exato onde o satanás se fez presente ao pai de todos os Profetas, Abraão (que a paz esteja sobre ele), onde ele por sua vez, atirou sete pedras em direção ao satanás que ali estava. Allah então nos exorta a fazer o mesmo, e o fazemos em adoração e obediência a Allah no que nos foi ordenado, e seguindo os atos do Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) que assim o fez, e o fazemos para nos fortalecernos psicologicamente contra o satanás e contra as distorções dos nossos egos e das nossas escolhas.

–              Sacrificar um cordeiro em Mina ou em Meca no dia do “Eid” sendo o período para fazêlo se extende por três dias depois do “Eid”, consumindo e distribuindo aos pobres o que sacrificou.

O sacrifício também se faz obrigatório a quem faz a “umrah” (a peregrinação menor, ou a visita) nos dias do “hajj”, ou nos meses do “hajj”.

No caso do peregrino não possuir condições financeiras de fazer o sacrifício, ele jejua três dias durante o “hajj” e mais sete dias quando retornar dele.

É permitido também, que o peregrino pague para alguma organização para fazer o sacrifício por ele.

–              raspar o cabelo ou apará-lo, e com isso ele já pode tirar o “ihram” e tudo o que era proibido durante o período do “ihram” se torna permitido, exceto as intimidades com sua esposa.

–              ir para Méca para fazer a circunvolução de chegada, sete vezes ao redor da Sagrada Caaba, que é um dos pilares do Hajj. Logo ele percorre o espaço entre Sáfa e Marwa (dois montes em Meca, que hoje já estão dentro do complexo da Mesquita Sagrada), e completando a circunvolução o peregrino será liberado de todas as proibições de Ihram, e tudo que é proibido para ele por causa do Ihram é permitido para ele até mesmo as intimidades com sua esposa.

Se o peregrino tiver dificuldades, será permitido a ele que atrase a circunvolução até o dia do Eid.

6 – Em seguida, ele retorna a Mina e dorme lá duas noites para sair mais cedo, ou três noites para ficar uma noite mais. Nesses dias, após o sol ter passado o zênite, o peregrino lança sete pequenas pedras respectivamente a três obeliscos: Al-Soghra (mais próximo da Mesquita Al-Khaif), então Al-Wusta, então Al-Kubra, a mesma que ele já havia lançado no dia do Eid.

7 – Se ele quiser sair de Meca, ele deve circular a Caaba em despedida antes de viajar, para que o último de seu momento na casa seja a circunvolução da Sagrada Káaba.

 

Os objetivos do Hajj

O Hajj tem grandes objetivos na alma e na sociedade, e é por isso que Allah, o Altíssimo disse depois de mencionar o sacrifício que o peregrino deve fazer em adoração para se aproximar de Allah: {Nem suas carnes, nem seu sangue (do que foi sacrificado) chegam até Allah; outrossim, alcança-O a vossa piedade. Assim vo-los sujeitou, para que O glorifiqueis, por haver-vos encaminhado. Anuncia, pois, a bem-aventurança aos benfeitores} [Alcorão 22:37]

E disse o Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele): “Ele fez a circunvolução da casa e o caminhar entre Safa e Marwah, e o jogar de pedras para estabelecer a lembrança de Allah”. (Abu Daud 1888)

Dentre esses objetivos e motivos:

1 – demonstrar sua submissão e humildade perante Allah:

Isso ocorre porque o peregrino rejeita o luxo e adornos, usa as vestimentas do Ihram para mostrar sua simplicidade a seu Senhor e diminui a importância  do mundo e suas preocupações que o distraem da salvação dada por Allah, o Altíssimo, expondo-o assim ao seu perdão e misericórdia. O peregrino está em Arafah, submetendo-se ao seu Senhor, ansiando por suas bênçãos benesses e pedindo perdão por seus erros e pecados.

2 – agradece pelas bênçãos alcançadas:

O agradecimento se vê na realização do Hajj obrigatório em de duas formas: agradecimento pelas bênçãos dos bens e pela integridade física, que são as maiores bênçãos que uma pessoa desfruta no mundo.

No Hajj, ele agradece essas duas grandes bênçãos. Não há dúvida de que agradecer a bênção é um dever claro para as mentes conscientes e uma obrigação prevista pela lei de Allah.

3 – A congregação entre os muçulmanos:

Muçulmanos de todos os países da terra, se reúnem durante o Hajj. Eles se conhecem e se familiarizam uns com os outros e ali as diferenças entre as pessoas se dissolvem. Diferenças como pobreza, riqueza, nível social, diferenças de sexo e cor, e diferenças de idioma. Os muçulmanos se unem na maior conferência humana abaixo da justiça, piedade e misericórdia com verdade e paciência. O grande objetivo é ligar as causas dessa vida aos valores celestiais.

4 – A lembrança do Dia do Juízo Final:

O Hajj lembra o muçulmano do Dia do Juízo Final, quando ele se despede suas roupas e atende ao comando de Allah ao vestir seu “ihram” e contempla a multidão em Arafát. Suas roupas são as mesmas e o lembram da mortalha que veste o muçulmano para ser enterrado. Neste momento, vem em sua mente os momentos que ainda estão por vir depois da sua morte, e ele suplica a Allah se preparando para um dia, encontrá-Lo.

5 – Externar a crença na Unicidade de Allah, o Único, o Altíssimo, e adorá-Lo unicamente em atos e palavras:

O lema dos peregrinos é a “tálbiah” (talbiah é repetir as frases: eis-me aqui meu Allah, eis-me aqui! Eis-me aqui, não existe parceiros junto a Ti, eis-me aqui! Os louvores, as bênçãos e a soberania são só Tuas, eis-me aqui! Não existem parceitos junto a Ti!). É por isso que um dos companheiros disse ao descrever a “tálbiah” do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele): “Dessa forma a unicidade de Allah se expressa” (Muslim 1218). E é evidente em todos os rituais, ações e ditos do Hajj.

Quer saber como se faz a Talbiah? Confira o vídeo abaixo:

 

A Visita (Umrah)

É adorar a Allah vestido com o “ihram”, circundar a Caaba sete vezes, e caminhar entre os montes de Safa e Marwah, também sete vezes, e então raspar ou aparar o cabelo.

A regra: é obrigatório, para os que tem condições físicas e econômicas, uma só vez na vida e é aconselhável repetí-la.

Quando: é permitido ralizar a visita durante todo o ano, porém no mês do Ramadan ela tem uma recompensa dupla, como o Profeta, (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele), disse: “A umrah no Ramadan é como fazer um Hajj comigo.” (Bukhari 1863).

 

A visita a Madinah Munawarah

Allah honrou a cidade de Medina Munawarah com a migração do Profeta, (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele), na medida em que foi tida como preferida a todo o resto do mundo depois de Meca Al-Mukarramah. Visitá-la é permitido a qualquer hora, e não está ligada ao Hajj. Disse o Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele): “Não se empenhem em viajar para conhecer mesquitas, exceto três delas: a Mesquita Sagrada em Meca, essa minha mesquita (a de Madinah Munawarah) e a mesquita Al Áqsa (na Palestina)”. (Bukhari 1139, Muslim 1398 e Abu Daud 2033)

As virtudes de Madinah

São muitas as virtudes de Madinah:

1 – a presença da mesquita do Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele):

A primeira coisa que o Profeta, (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele), fez foi quando chegou a Medina foi construir sua mesquita, que se tornou um centro de conhecimento, defesa e disseminação da bondade entre as pessoas. E ele, (que as a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele), disse: “Uma oração em minha mesquita é melhor do que mil orações em qualquer outra mesquita exceto a Mesquita Sagrada de Meca” (Bukhari 1133 e Muslim 1394).

2 – É uma área sagrada, segura:

O Profeta, (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele), fez com que o perímetro da cidade de Madinah fosse protegido, com a inspiração de Allah, de modo que, nenhum sangue fosse derramado ali, nenhuma arma fosse carregada, ninguém fosse aterrorizado, não fossem cortadas árvores, dentre outras proibições. Ele, (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse: “Está proibido cortar suas árvores, suas plantas, está proibida a caça. Só se pode cortar galhos de árvore exceto se for para alimentar seu camelo. Também está proibido portar armas para combate”. (Bukhari 1736, Abu Daud 2035 e Ahmad 959)

As bênçãos no sustento, nos alimentos e a boa vida:

Disse o Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele), disse: “Ó Allah, abençoe-nos em nossos frutos e nos abençoe em nossa cidade, e nos abençoe em nossa fortuna e nos abençoe em nossas cidade. Ó Allah, Abraão é seu servo, seu amigo e seu Profeta, e eu sou seu servo e seu Profeta, eu suplico por Madinah da mesma forma que ele suplicou por Meca”. (Muslim 1373)

A proteção de Allah contra pragas e contra o “dajjal”:

O Mensageiro de Allah, (que e a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele), disse: “Há anjos nos véus da cidade que nem pragas nem o “dajjal” (o inimigo de Allah que seduzirá muitos dentre a Sua criação chamando as pessoas para que o adorem, o sigam e deixem de seguir a Allah e obedecê-Lo) entrarão nela.” (Bukhari 1781 e Muslim 1379)

5 – As virtudes de viver em Madinah, habitá-la e morrer nela:

O Profeta, (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele), prometeu àqueles que seriam pacientes com as dificuldades de Madinah e a rigidez de sua vida, com intercessão no Dia da Ressurreição. Relata Saad bin Abi Uaqas, (que Allah esteja satisfeito com ele), disse: O mensageiro de Allah, que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele), disse: “Madinah é melhor para eles, se eles soubessem. Sempre que alguém a detesta, Allah escolhe outra pessoa, melhor que ele para apreciá-la, e a todos os que a apreciam serei eu seu intercessor e sua testemunha no Dia do Juízo”. (Muslim 1363)

E disse o Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele): “Quem tiver a oportunidade de vir a falecer em Madinah, que assim seja; pois eu serei o intercessor junto a Allah de quem lá morre. (Ibn Majah 3112 e Tirmidhi 3917)

6 – Madinah é o âmago da fé, e evita o mal e a escória que entre nela:

A fé vem até ela, não importa o quão os outros países estejam contra isso. O mal não têm lugar em Madinah e se existir, não consegue ter continuidade. O Mensageiro de Allah, (que as paz e as bênçãos de Allah estejam com ele)  disse: “A fé vai à Medina como uma serpente vai à sua toca” (Bukhari 1777 e Muslim 147), e disse, “… e por Quem minha alma está em Suas mãos, ninguém deixa de apreciá-la sem que Allah escolha outra para fazê-lo, porque a cidade é como um vime, sai a escória e o Dia do Juízo não será proclamado até que Madinah expulse seus males, como a sujeira do ferro é expulsa pelo ferreiro”. (Muslim 1382)

7 – Madinah evita os pecados e as más obras:

Relata Zaid ibn Thábit (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: “Disse o Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele): Sem dúvida que Madinah evita que o pecado acometa as pessoas, da mesma forma que o fogo limpa a prata de suas impurezas”. (Bukhari 3824)

O que deve fazer durante a visita à Madinah Munawarah?

A intenção do muçulmano ao visitar Medinah deve ser a de visitar a mesquita do Mensageiro de Allah, (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele), e ore nela.

1- A oração “rawdah” honrada: a “rawdah”uma área específica na frente da mesquita entre a casa do Profeta, (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) e seu púlpito, e para essa oração há uma grande benesse; disse o Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele): “A área entre minha casa e o meu púlpito é uma parte de um jardim dos jardins do paraíso”. (Bukhari 1137 e Muslim 1390).

2 – Cumprimentar ao Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele): quem visita Madinah, vai ao túmulo do Profeta, (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele), e fica na frente de seu túmulo, cumprimentando-o e de costas para a direção de Meca e dizendo educada e suavemente: “A paz esteja com você, ó mensageiro de Allah, e também a misericórdia e as bênçãos de Allah. Aqui dou meu testemunho que você divulgou a mensagem, entregou o que lhe foi confiado e aconselhou a toda a comunidade islâmica. E se esforçou por Allah da melhor forma possível! Que Allah te recompense com o melhor que já foi dado de recompensa a um Profeta e sua nação”.

E o mensageiro de Allah, (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele), disse: “Ninguém me cumprimenta, sem que Allah me retorne a alma para que eu responda “que a paz esteja com ele”.” (Abu Daud 2041)

Então ele vira à direita para cumprimentar Abu Bakr Al-Siddiq, (que Allah esteja satisfeito com ele), o sucessor do mensageiro de Allah, o primeiro califa depois do Profeta Muhammad e o melhor de seus companheiros.

Em seguida, se move um pouco à direita para saudar Omar ibn Al Khattab, (que Allah esteja satisfeito com ele), que é o segundo califa depois do mensageiro de Allah e o melhor de seus companheiros depois de Abu Bakr.

E o Mensageiro de Allah, (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele), que é a melhor das criaturas de Allah não beneficia nem prejudica ninguém! Por isso não é permitido suplicar ou buscar ajuda nele, mas as súplicas e todos os tipos de adoração só cabem a Allah o Único sem parceiros ou semelhantes.

3 – Visita à mesquita de Qubá: essa mesquita é a primeira mesquita construída no Islam antes do Profeta, (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele), construiu sua própria mesquita. Aconselha-se que aqueles em Madinah visitem a Mesquita de Quba já que o mensageiro de Allah, que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele), costumava visitá-la.

Ele disse: “Aquele que se purifica (fazendo a ablução) em sua casa, então vem à Mesquita de Quba para nela rezar, teve a mesma recompensa daquele que faz uma “umrah””(Ibn Majah 1412).

4 – Visita ao cemitério do Al Baqí’: É o cemitério em que a maioria dos companheiros do Profeta Muhammad foram enterrados, e o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) costumava visitá-lo e orar para aqueles que estão enterrados alí. Também é aconselhável para o muçulmano quando vier a Madinah,  visitá-lo, saudar os mortos e orar por eles de acordo com o que foi narrado sobre o Profeta, (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele), quando Aisha (que Allah esteja comprazido dela) pediu ao Mensageiro de Allah sobre visitá-los, ele disse: “Diga: a paz esteja nesta morada de crentes e muçulmanos, e que Allah tenha misericórdia daqueles que nos antecederam aqui e daqueles que ainda estão por vir. Se Allah quiser nós ainda vamos nos juntar a vocês”. (Muslim 974)

O muçulmano deve sempre estar alerta contra o desvio e a inovação, limpando o túmulos ou abençoando-os. Se isso fosse bom para nós, os companheiros e seguidores teriam tomado para si essas práticas, já que os mortos não beneficiam ou prejudicam ninguém, por isso não é permitido orar ou pedir ajuda a eles.

5 – Visita ao cemitério dos mártires de Uhud: é o cemitério em que os mártires da batalha de Uhud foram enterrados, próximos a base da montanha de Uhud. Uma série de companheiros foram martirizados e enterrados nele, incluindo Hamza bin Abdul Muttalib e Musab bin Omair, que Allah esteja satisfeito com eles, e o Mensageiro de Allah, que Allah o abençoe e conceda a ele paz, costumava visitá-los e suplicar á eles.

Também é aconselhável para o visitante visitar o cemitério, saudar aos mortos e orar por eles, e não é prescrito praticar nenhuma adoração subindo a montanha de Uhud ou a montanha dos arqueiros.

Anterior

Botão Voltar ao topo