A crença na Predestinação

Significado da fé na predestinação:

É a fé firme que tudo que é bom ou ruim está dentro dos planos de Deus. Deus faz o que Ele quiser! Nada acontece se não for pela Sua vontade, não há nada no mundo que aconteça sem que tenha sido predestinado. Mas mesmo assim Deus ordenou seus servos e fez que eles tivessem o livre-arbítrio e livre escolha para fazer o que quiserem e tudo isto está sob a permissão e vontade de Deus. Deus é o Criador e criou também a capacidade dos humanos, guia quem lhe apraz com a sua misericórdia e desvia quem lhe apraz com a sua justiça. Deus não é questionado sobre o que faz, mas os humanos são questionados pelo que fazem.

A fé da predestinação é um dos pilares da fé. O Mensageiro de Deus (que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele) respondeu quando foi perguntado pelo Anjo Gabriel sobre a fé e disse: “A fé é crer em Deus, Seus anjos, seus livros, seus mensageiros e no Dia do Juízo final e na predestinação, seja ela boa ou ruim.” (Muslim 8)

O que inclui a fé na predestinação:

A fé na predestinação inclui quarto assuntos:

O conhecimento:

A fé que Deus sabe de todas as coisas em geral e seus detalhes e que Ele sabe de tudo sobre a sua criação mesmo antes de serem criados. Deus sabe suas provisões, destino, palavras e ações e todos os movimentos. Os segredos e a vida pública de todos. Sabe quem é merecedor do paraíso e quem é merecedor do Inferno. Disse o Altíssimo: {Ele é Deus; não há mais divindade além d’Ele conhecedor do cognoscível e do incognoscível.} [Alcorão 59:22]

A Escrita:

A fé que Deus prescreveu tudo que sabe que aconteceu e acontecerá e tudo isto está registrado em tábuas preservadas no céu, junto a Deus.

E disse o Altíssimo: {Não assolará desgraça alguma, quer seja na terra, quer sejam a vossas pessoas, que não esteja registrada no Livro, antes mesmo que a evidenciemos.} [Alcorão 57:23]

A vontade divina.

A fé na vontade de Deus e o que Deus quer que seja, será. Seu poder abrange todas as coisas, não ha nada que seja impossível ou difícil para Deus. O que Deus quiser será e o que Ele não quiser não será. Diz o Altíssimo: {Porém, não vos encaminhareis, salvo se Deus, o Senhor do Universo, assim o permitir.} [Alcorão 81:29]

A criação:

A fé que Deus é o Originador de todas as coisas e que Ele é o Criador de tudo, não há criador a não ser Ele, e que Ele tem o poder sobre todas as coisas.

Disse Glorificado seja, o Altíssimo: {E criou todas as coisas, e deu-lhes a devida proporção.} [Alcorão 25:2]

O ser humano tem livre-arbítrio, escolha e vontade própria.

A fé na Predestinação não significa que o ser humano não tenha vontade própria e nem livre-arbítrio. Os textos sagrados e a realidade das pessoas evidenciam isto.

Quanto às evidencias religiosas, disse o Altíssimo:{Tal será o dia infalível; quem quiser, pois, poderá encaminhar-se para o seu Senhor!} [Alcorão 78:39]

E disse o Altíssimo: {Deus não impõe a nenhuma alma uma carga superior às suas forças. Beneficiar-se-á com o bem quem o tiver feito e sofrerá mal quem o tiver cometido} [Alcorão 2:286]

Quanto à evidencias da realidade e situação das pessoas: Todas pessoas sabem que tem vontade própria e capacidade para fazer o que quiserem, podem fazer algo se quiser e deixar de fazer se assim quiser, percebe que há diferença entre o que ele tem liberdade para fazer e aquilo que acontece alheio à sua vontade. Mas a vontade do ser humano e sua capacidade de agir estão dentro da vontade de Deus, disse o Altíssimo: {Para quem de vós se quiser encaminhar. Porém, não vos encaminhareis, salvo se Deus, o Senhor do Universo, assim o permitir.} [Alcorão 81:28-29]

Justificar algo com a predestinação:

O poder do ser humano e sua vontade estão relacionados com a sua responsabilidade em obedecer ao que Deus ordenou e se afastar daquilo que proibiu. A pessoa será recompensada se fizer o bem e seguir o caminho da orientação por sua livre escolha e será punida por Deus se fez o mal e seguiu o desvio por sua livre escolha.

Deus não nos sobrecarregou a não ser com aquilo que está dentro de nossas capacidades e não aceita de ninguém a desculpa de não seguir o que Deus ordenou por causa da predestinação.

O ser humano antes de cometer alguma infração e pecado não sabia de Deus e seu poder? Deus lhe dotou de capacidade e escolha e mostrou para ele o caminho do bem e do mal, se ele pecar, será de livre vontade e escolha e que assuma as consequências delas.

Os frutos da fé na predestinação:

Os frutos na fé na predestinação e no destino são muito importantes e grandes na vida do muçulmano.

1 – A predestinação é um dos maiores incentivos para as ações e atividades e procurar aquilo que agrada Deus nesta vida.

Os crentes são ordenados por Deus para tomarem os meios e que confiem em Deus. Com a fé que ao tomar os meios se chega aos objetivos e seus resultados com a permissão de Deus, pois Deus é o criador dos meios e que deles vem os resultados.

Disse o Mensageiro de Deus (que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele) : “Preocupe-se com o que te beneficie, peça ajuda de Deus e não se desespere! Pois se algo inesperado acontecer não diga se eu tivesse feito isto ou aquilo. Mas diga: Aconteceu o que Deus quis e predestinou. Pois se disser “se” abrem-se as portas para as ações do satanás.” (Muslim 2664)

  1. A pessoa conhecer a si mesmo não irá ser arrogante nem prepotente, pois ele é incapaz de conhecer o seu destino e seu futuro, sendo assim ele reconhece a sua incapacidade e necessidade de Deus sempre.

O ser humano se acontece algo bom com ele, ele se engana e se acha autossuficiente. E se algo de mal acontece com ele, se desespera e se entristece. Nenhuma pessoa esta livre de ultrapassar os seus limites a não ser se tiver uma fé correta e firme na predestinação. Tudo que ocorreu, aconteceu por que estava registrado por Deus que iria acontecer. Pois Deus tem o conhecimento adiantado das coisas antes que elas aconteçam.

  1. E a fé na predestinação afasta e diminui a inveja e o mal. O crente não inveja as pessoas naquilo que Deus os concedeu de sua graça. Pois foi Deus que agraciou e prescreveu para estas pessoas o que seria delas. A pessoa que inveja a outra está afrontando a vontade de Deus.
  2. A fé na predestinação faz surgir no coração das pessoas uma coragem para enfrentar as dificuldades. Pois quando a pessoa tem a certeza que seu destino e seu sustento estão prescritos por Deus e que o ser humano só ira ter aquilo que lhe foi prescrito.
  3. A fé na predestinação planta no espirito do crente a realidade da crença. Pois ele estará sempre apegado a Deus, depositando confiança em seu Senhor e tomando os meios. Mesmo assim, mostrando sua necessidade e pobreza para Deus, pedindo firmação e ajuda.

A fé da predestinação traz tranquilidade na alma da pessoa, o crente sabe que o que lhe aconteceu era para ter acontecido e o que não aconteceu, não era para ter acontecido.

 

Saiba mais sobre os 6 Pilares da fé no vídeo abaixo:

Botão Voltar ao topo