A crença no Dia do Juízo Final

O Significado da crença no Dia do Juízo Final

É crer que Allah, o Altíssimo, ressucitará as pessoas de seus túmulos e depois as julgará e as recompensará segundo sua obra, até que todas as pessoas do Paraíso ocupem seu lugar e as pessoas do Fogo, o seu. A crença no Dia Final é um dos pilares da fé e não é válida a crença se não se crê neste pilar. Allah, o Altíssimo, disse a este respeito: “A virtude é a de quem crê em Allah e no Dia do Juízo Final” (Baqara, 2: 177).

Em poucas palavras, haverá um Dia em que Deus ressuscitará e reunirá o primeiro e o último de Sua criação e julgará a todos com justiça. As pessoas entrarão em sua morada final, Inferno ou Paraíso.

(A) Crença em eventos do túmulo

Os muçulmanos acreditam que, depois que uma pessoa morre, começa a segunda fase intermediária da vida. Muitos eventos acontecerão neste novo “mundo”.

Um dos primeiros eventos é a “prova” da sepultura – todos serão questionados pelos anjos sobre sua religião, profeta e Senhor.

Em segundo lugar, um muçulmano também deve acreditar na punição e na bem-aventurança da sepultura. Basicamente, um muçulmano deve acreditar nos detalhes dos eventos que ocorrerão na sepultura, conforme aparecem no Alcorão e na Sunnah .

(B) Eventos do Dia do Juízo

Depois que a duração desta terra acabar, Allah ordenará a um grande anjo chamado Israfeel para tocar a trombeta. Ao primeiro sopro, todos os habitantes dos céus e da terra cairão inconscientes, exceto aqueles poupados por Deus. A terra será aplainada e as montanhas se transformarão em pó.

Os céus choverão por quarenta dias, as pessoas serão ressuscitadas de seus túmulos para seus corpos originais, entrando assim na terceira e última fase da vida.

Israfeel tocará a trombeta pela segunda vez, e as pessoas se levantarão vivas de seus túmulos. Os descrentes e hipócritas serão pegos de surpresa e arrependimento, ao passo que os crentes descobrirão exatamente como lhes foi dito.

Os anjos conduzirão todos os seres humanos nus, incircuncisos e descalços para a Grande Planície de Reunião chamada Hashr . O primeiro a ser vestido nesse dia será Abraão. Na Grande Planície de Reunião, um sol recriado brilhará perto de suas cabeças e eles suarão de acordo com seus atos. Algumas pessoas serão protegidas sob a sombra do Magnífico Trono de Deus.

Quando as condições se tornarem insuportáveis, as pessoas pedirão a Deus que permita que os Profetas e os Mensageiros intercedam em seu nome para salvá-los da angústia. Todos os profetas se desculparão, até que o Profeta Muhammad, que a misericórdia e bênçãos de Allah estejam sobre ele, terão permissão para interceder e assim o Julgamento começará.

Os saldos

A balança será estabelecida e as ações dos homens serão pesadas. Esses saldos serão reais. Deus dará às ações de Suas criaturas uma existência material com peso. As boas ações serão colocadas em uma panela e as más ações serão colocadas na outra, como Allah informou no Alcorão.

Os registros

A divulgação dos registros das ações realizadas nesta vida se seguirá. A pessoa que receberá seu registro na mão direita terá um acerto de contas fácil. Ele ficará feliz em voltar para sua família. No entanto, a pessoa que receberá seu registro em sua mão esquerda gostaria de estar morto, pois será lançado no fogo. Ele ficará cheio de arrependimentos, pois desejará não ter recebido seu Registro ou não saber disso.

Então Allah julgará Sua criação. Eles serão lembrados e informados de suas boas e más ações. Os fiéis reconhecerão seus pecados e serão perdoados. Os descrentes não terão boas ações a declarar porque um descrente é recompensado por suas boas ações nesta vida. Alguns estudiosos são da opinião de que a punição de um incrédulo pode ser reduzida em lugar de suas boas ações, exceto a punição do grande pecado da descrença.

A lagoa do profeta

Cada profeta terá um lago, mas o Lago do nosso Profeta será o maior, o mais doce e com o maior número de visitantes. Sua água será mais doce que o mel e mais branca que o leite; seus utensílios serão tão numerosos quanto as estrelas; e quem mata sua sede uma vez nunca mais terá sede.

Siraat

Siraat é uma ponte real que será estabelecida sobre o Inferno que se estende entre o Paraíso e o Fogo. Qualquer pessoa que for firme na religião de Deus nesta vida achará fácil rejeitá-la. Será mais fino que um cabelo e mais afiado que uma espada! As pessoas passarão por ele tão rápido quanto um piscar de olhos, relâmpagos, vento, cavalos que se movem rapidamente, camelos correndo ou em um ritmo normal de caminhada. Alguns mal rastejarão sobre ele. Eles serão agarrados por ganchos de ferro e lançados no fogo. Aquele que cruzar o Siraat entrará no Paraíso.

Aqueles que o cruzarem serão reunidos em um lugar entre o Paraíso e o Inferno. Eles terão suas dívidas mútuas saldadas e então terão permissão para entrar no Paraíso.

(C) Intercessão concedida aos profetas e aos justos

Allah explicou claramente a intercessão adequada:

  1. a) Ele tem que permitir isso, e
  2. b) Será permitido apenas para aqueles com quem Ele se agrada.

Tipos de Intercessão

Três formas de intercessão são especiais para o Profeta:

1) O Profeta fará a primeira intercessão, chamada de Maior Intercessão, na Grande Planície de Reunião para iniciar o Julgamento.

2) A segunda será obter permissão para as pessoas do Paraíso entrarem.

3) Ele terá permissão para interceder em nome de alguns pagãos para reduzir sua punição no Inferno.

4) O último tipo de intercessão será por aqueles que merecem estar no Inferno. O Profeta irá compartilhar esta intercessão com outros Profetas e alguns crentes piedosos. Esta intercessão será por:

(i) aqueles que nunca entrarão no Inferno, embora o mereçam, e

(ii) aqueles que entrarão no Inferno, mas serão tirados dele.

Finalmente, o Senhor Misericordioso tirará algumas pessoas do Fogo do Inferno por Sua infinita Bounty.

Depois que todos tiverem entrado no Paraíso, ainda haverá algum lugar sobrando nele. Allah criará uma criação especial e entrará no Paraíso.

(D) Paraíso e inferno

Ambos são reais, existem atualmente e continuarão a existir para sempre. A bem-aventurança do povo do Paraíso nunca terá fim e a punição dos incrédulos condenados ao Inferno nunca cessará.

O paraíso terá tudo o que uma pessoa deseja. Todos os desejos serão atendidos. Palácios, servos, riquezas, riachos de leite e mel, fragrâncias agradáveis, vozes calmantes, parceiros puros para a intimidade; uma pessoa nunca ficará entediada ou terá o suficiente! A maior bem-aventurança será ver seu Senhor, do qual os incrédulos serão privados.

O inferno será um lugar de punição para os incrédulos e purificação para os pecadores. Haverá muitos tipos diferentes de tortura e punição: queimar no fogo, água fervente para beber, comida escaldante para comer, correntes e colunas de fogo sufocantes. Para os incrédulos, isso nunca terá fim, pois eles permanecerão para sempre. Crentes pecaminosos enviados a ela serão eventualmente tirados do Inferno por uma das intercessões mencionadas acima.

Anterior

Botão Voltar ao topo