A crença nos anjos

Os anjos são um tipo de criação de Allah, são servos de Allah e não há neles qualquer característica de divindade. Eles são reais, criados, mas geralmente estão ocultos de nossos sentidos. Eles não têm qualidades divinas e não são associados de Deus administrando diferentes distritos do universo. Além disso, eles não são objetos para serem adorados ou orados, pois não intercedem por nós a nosso pedido, nem entregam nossas orações a Deus. Todos eles se submetem a Deus e cumprem Seus mandamentos. Não existem anjos caídos; eles não são divididos em anjos ‘bons’ e ‘maus’. Os seres humanos não se tornam anjos após a morte.

Os anjos foram criados da luz antes dos seres humanos. Os anjos são belos seres com asas, conforme descrito no Alcorão.

Os anjos formam hierarquias e ordens diferentes no sentido de que são de diferentes tamanhos, status e méritos. Os melhores foram os presentes na batalha de Badr, que lutou entre o Profeta e os pagãos de Meca.

Eles são de grande tamanho. O maior deles é Gabriel. Nosso Profeta realmente o viu em sua forma original. Ele tinha seiscentas asas e cobriu o horizonte. Joias, pérolas e rubis caíram de suas asas, de uma forma que só Allah conhece. Além disso, os atendentes do Trono de Deus estão entre os maiores anjos. Eles amam os crentes e imploram a Allah que os perdoe de seus pecados. Eles carregam o Trono de Allah, sobre quem o Profeta disse:

“Recebi permissão para falar sobre um dos anjos de Allah que carregam o trono. A distância entre os lóbulos das orelhas e os ombros é equivalente a uma jornada de setecentos anos.” ( Abu Daud )

Eles não comem nem bebem. Quando Abraão colocou um bezerro na frente dos anjos visitantes que lhe trouxeram as boas novas de um filho, eles se recusaram a comer:

“Ele disse: ‘Você não vai comer?’ (Quando eles não comeram), ele concebeu um medo deles. Eles disseram: ‘Não temas’, e deram-lhe boas novas de um filho dotado de conhecimento ”. (Alcorão 51: 26-28)

Os anjos não ficam entediados ou cansados ​​de lembrar e adorar a Allah:

“Eles O exaltam noite e dia [e] não abrandam.” (Alcorão 21:20)

O número de anjos

Quantos anjos existem? Apenas Allah sabe.  Al-Bayt al-Ma’moor   é uma casa sagrada nos céus acima da Kabah , a casa sagrada cúbica negra em Meca. Todos os dias setenta mil anjos o visitam e partem, nunca retornando a ele novamente, outro grupo vindo atrás deles.

O Mensageiro de Allah disse:

 “O inferno será trazido naquele dia por meio de setenta mil cordas, cada uma das quais será puxada por setenta mil anjos.” ( Saheeh Muslim )

Os nomes dos anjos

Somos obrigados a acreditar nos nomes dos anjos que foram mencionados no Alcorão e na Sunnah. Eles incluem:

Gabriel ( Jibril , em árabe), Michael ( Mikaa’eel ), Israfil , Malik – o porteiro do Inferno, Munkar e Nakir e Haarut e Maarut e outros.

Os nomes Rafael e Azra’eel não são fornecidos nos textos islâmicos. Dos itens acima, apenas Gabriel e Michael são mencionados na Bíblia.

Habilidade concedidas aos anjos

Os anjos têm grandes poderes dados a eles por Allah.

Eles têm a capacidade de assumir formas diferentes das suas. No momento da concepção de Jesus, Allah enviou Gabriel a Maria na forma de um homem, como Allah diz no Alcorão:

“… Então, enviamos a ela Nosso anjo, e ele apareceu diante dela como um homem em todos os aspectos.” (Alcorão 19:17)

Os anjos também vieram a Abraão em forma humana, e ele não sabia que eram anjos até que lhe disseram isso. Da mesma forma, anjos vieram a Ló para livrá-lo do perigo na forma de jovens de rostos bonitos. Gabriel costumava vir ao Profeta Muhammad, que a misericórdia e bênçãos de Allah estejam com ele, em diferentes formas. Às vezes ele aparecia na forma de um de seus discípulos bonitos, e às vezes na forma de um beduíno.

Os anjos têm a capacidade de assumir formas humanas em algumas circunstâncias que envolvem pessoas comuns, como as que vieram ao homem que matou cem pessoas e as que vieram aos cegos, calvos e leprosos.

A maior velocidade conhecida pelo homem hoje é a velocidade da luz; os anjos são capazes de viajar muito mais rápido do que isso. Mal havia um inquiridor concluído de fazer uma pergunta ao Profeta, mas Gabriel traria a resposta de Alá.

Gabriel é o mensageiro de Deus para a humanidade. Ele iria transmitir a revelação de Allah aos Seus Mensageiros. Allah diz:

“Diga: ‘Quem quer que seja um inimigo de Gabriel – é [ninguém, mas] ele quem trouxe o Alcorão para baixo em seu coração, [ó Muhammad], com a permissão de Allah, confirmando o que estava antes dele e como orientação e boas novas para os crentes. ‘”(Alcorão 2:97)

Tarefas dos Anjos

Alguns anjos são encarregados de executar a lei de Deus no mundo físico. Michael é responsável pela chuva, direcionando-a para onde Alá desejar. Ele tem ajudantes, que fazem o que ele lhes manda, pelo comando de seu Senhor; eles dirigem os ventos e as nuvens, como Allah deseja. Outro é responsável por tocar a trombeta, que será tocada por Israafeel no início do Dia do Juízo. Outros são responsáveis ​​por tirar as almas dos corpos na hora da morte: estes são o Anjo da Morte e seus ajudantes. Allah diz:

“Diga: ‘o Anjo da Morte encarregado de você, irá (devidamente) levar suas almas, então você será levado de volta ao seu Senhor.’” (Alcorão 32:11)

Depois, há os anjos da guarda pessoais, responsáveis ​​por proteger o crente ao longo de sua vida, quando ele fica em casa ou viaja, quando está dormindo ou acordado. Estes são os “anjos em sucessão” a respeito dos quais Allah diz:

“Para cada (pessoa), existem anjos em sucessão, antes e atrás dele. Eles o guardam pelo Comando de Alá. ” (Alcorão 13: 10-11)

Outros são responsáveis ​​por registrar as ações do homem, boas e más. Estes são os “escribas honoráveis” ( kiraaman kaatibeen ).

Munkar e Nakir são responsáveis por testar as pessoas na sepultura.

Entre eles estão os guardiões do Paraíso e os dezenove ‘guardas’ do Inferno cujo líder é ‘ Malik ‘.

Existem também anjos responsáveis ​​por respirar a alma no feto e por anotar suas provisões, tempo de vida, ações e se ele será miserável ou feliz.

Alguns anjos são errantes, viajando pelo mundo em busca de encontros onde Deus é lembrado. Há também anjos que constituem o exército celestial de Deus, em fileiras, que nunca se cansam ou se sentam, e outros que se curvam ou se prostram, e nunca levantam a cabeça, sempre adorando a Allah.

Como aprendemos acima, os anjos são uma criação grandiosa de Deus, variando em números, funções e habilidades. Deus não precisa dessas criaturas, mas ter conhecimento e crença nelas aumenta a admiração que se sente por Deus, pois Ele é capaz de criar como deseja, pois de fato a magnificência de Sua criação é uma prova da magnificência. do Criador.

Quer saber mais sobre  a crença Islâmica sobre os anjos?

Assista ao vídeo abaixo:

AnteriorPróximo

Botão Voltar ao topo