A crença nos Profetas e Mensageiros

A crença nos mensageiros é um artigo obrigatório da fé islâmica.

Um mensageiro é qualquer ser humano que tenha sido escolhido por Allah, para recebera revelação e que recebeu a ordem de passá-la adiante. O primeiro dos mensageiros foi Noé (Nuh). Cada povo teve mensageiros e esses mensageiros vieram com ensinamentos fundamentais, baseados na crença em Allah, Único.

{O Mensageiro (Muhammad) acredita no que foi enviado a ele por seu Senhor, e (também) os crentes. Cada um acredita em Allah, Seus Anjos, Seus Livros e Seus mensageiros. (Eles dizem) ‘Não fazemos distinção entre os Seus mensageiros’} (Alcorão 2: 285)

Allah transmite Sua mensagem à humanidade por meio de mensageiros. Eles formam um elo entre os humanos e os céus, no sentido de que Allah os escolheu para transmitir Sua mensagem à humanidade. Mensagens divinas não foram transmitidas à humanidade, exceto por meio de mensageiros. É o sistema de comunicação entre o Criador e a criatura. Allah não envia os anjos a cada indivíduo, nem ‘abre os céus’ para que as pessoas possam subir para receber a mensagem. Seu meio de comunicação é por meio de mensageiros humanos que recebem a mensagem por meio dos anjos. Allah só enviou homens como profetas e mensageiros. Nenhum anjo foi enviado com uma mensagem à humanidade. Ele, o Exaltado, diz:

‘E eles dizem:’ Por que não foi enviado a ele um anjo? Mas se tivéssemos enviado um anjo, o assunto teria sido decidido; então eles não seriam dispensados. E se tivéssemos feito dele [isto é, o Mensageiro] um anjo, tê-lo-íamos feito [parecer como] um homem e os teríamos coberto com aquilo em que se cobrem. ‘ (6: 8-9)

O que a crença nos mensageiros envolve?

A fé nos mensageiros é acreditar firmemente que Allah escolheu homens moralmente corretos para levar Sua mensagem e transmiti-la à humanidade. Bem-aventurados os que os seguiram, desgraçados os que se recusaram a obedecer. Eles entregaram a mensagem fielmente, sem escondê-la, alterá-la ou corrompê-la. Rejeitar um mensageiro é rejeitar Aquele que o enviou. Desobedecer a um mensageiro é desobedecer Aquele que ordenou que lhe obedecesse.

Não acreditar em um mensageiro é como não acreditar em todos os mensageiros. No versículo seguinte, Alá, o Exaltado, diz que o povo de Noé não acreditou em todos os mensageiros, mesmo tendo sido ordenado apenas a seguir Noé:

‘O povo de Noé não acreditou nos mensageiros.’ (Alcorão 26: 105)

Mais especificamente, a crença em mensageiros significa:

(1) Allah enviou a cada nação um profeta dentre eles, para chamá-los a adorar somente a Allah e evitar falsos deuses.

“E pergunte (ó Muhammad) aos Nossos mensageiros que enviamos antes de você: ‘Alguma vez nós designamos deuses para serem adorados além do Mais Misericordioso (que é Deus)?’” (Alcorão 43:45)

Eles não adicionaram ou omitiram nada da Mensagem Divina.

“Os mensageiros são encarregados de qualquer coisa, exceto transmitir claramente a Mensagem?” (Alcorão 16:35)

(2) A crença naqueles foi especificamente mencionada, como Muhammad, Abraão, Moisés, Jesus e Noé, que a paz esteja com todos eles. Temos uma crença geral naqueles não mencionados pelo nome como Allah diz:

“E, de fato, enviamos mensageiros antes de você (ó Muhammad); de alguns deles. Nós relatamos a você sua história. E de alguns, não relatamos a você a história deles ”(Alcorão 40:78)

Acreditamos que o mensageiro final foi nosso Profeta Muhammad e não há nenhum profeta ou mensageiro depois dele, como Allah disse no Alcorão:

“Muhammad não é o pai de nenhum de seus homens, mas ele é o Mensageiro de Allah e o último dos profetas. E Alá está sempre ciente de tudo. ” (Alcorão 33:40)

O Profeta afirmou categoricamente:

“Não haverá profeta depois de mim.” ( Saheeh Al-Bukhari , Saheeh Muslim )

Os profetas anteriores foram enviados com leis e mandamentos específicos para aquele povo naquela época. Profeta Muhammad, que a misericórdia e bênçãos de Allah estejam com ele, no entanto, foi enviado com uma mensagem aplicável para todos os tempos, pessoas e lugares; portanto, não há necessidade de mais profetas virem. Outro motivo importante é que algumas nações receberam mais de um profeta devido às mudanças que introduziram na religião. Uma vez que Deus prometeu que os ensinamentos do Profeta Muhammad nunca sofrerão mudanças e sempre serão preservados na língua original em suas fontes primárias – o Alcorão e a Sunnah, não há necessidade de outro profeta. No caso dos profetas anteriores, as escrituras foram perdidas ou sua mensagem corrompida a ponto de dificilmente se distinguir a verdade da falsidade.

(3) Crença nos relatos sólidos que foram narrados pelos mensageiros. Por exemplo, os ensinamentos do Profeta Muhammad – a Sunnah – são preservados nos livros de hadiths.

(4) Seguindo as leis do mensageiro que foi enviado a nós, o profeta final Muhammad, que foi enviado a toda a humanidade. Allah diz:

“Mas não, por teu Senhor, eles não podem ter Fé, até que façam você (ó Muhammad) julgar todas as disputas entre eles, e não encontrem em si nenhuma resistência contra suas decisões, e aceitem (-as) com total submissão” (Alcorão 4:65)

O objetivo

Qual é o propósito de enviar mensageiros?

(1) Levar as pessoas da adoração de outros seres criados à adoração do Criador, da servidão da criação à liberdade de adorar seu Senhor.

(2) Esclarecer às pessoas o propósito de sua criação: adorar e servir a Allah, seu Criador. Não há outra maneira definida de encontrar o verdadeiro propósito da criação.

(3) Estabelecer provas contra a humanidade enviando mensageiros, para que as pessoas não tenham uma desculpa quando forem interrogadas no Dia do Juízo. Eles não serão capazes de dizer que não sabiam o que deveriam fazer na vida.

(4) Descobrir um pouco do ‘mundo invisível’ além dos sentidos normais e do universo físico, como o conhecimento de Allah, a existência de anjos, a realidade do Dia do Juízo.

(5) Fornecer aos seres humanos exemplos práticos para levar uma vida moral, justa e com propósitos, livre de dúvidas e confusão.

(6) Purificar a alma do materialismo, pecado e negligência.

A mensagem

A mensagem mais importante de todos os profetas e mensageiros para o seu povo era adorar somente a Allah e a ninguém mais, submeter-se à vontade de Allah. Todos eles – Noé, Abraão, Isaque, Ismael, Moisés, Aarão, Davi, Salomão, Jesus, Muhammad e aqueles que nem conhecemos – convidaram as pessoas a adorar a Alá e evitar falsos deuses.

Moisés declarou:

“Ouve, ó Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.” (Deuteronômio 6: 4)

Foi repetido 1500 anos depois por Jesus quando ele disse:

“O primeiro de todos os mandamentos é: ‘Ouve, Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor. ‘”(Marcos 12:29)

Finalmente, o chamado de Muhammad cerca de 600 anos depois reverberou nas colinas de Meca:

“E o seu Deus é um só Deus: não há deus senão Ele.” (2: 163)

O Alcorão afirma este fato claramente:

“E não enviamos nenhum mensageiro antes de ti (ó Muhammad), mas revelamos a ele (dizendo): ‘ninguém tem o direito de ser adorado senão eu, então Me adore.’” (21:25)

As leis que trouxeram diferiam, cada uma adequada para seu próprio tempo e povo:

“Para cada um de vocês, prescrevemos uma lei e um caminho claro” (Alcorão 5:48)

Mas a mensagem central e básica era a unidade , tawhid e adoração de Allah . Foi o Islã; Islã em seu sentido amplo e geral de submissão a Alá.

“Certamente, a religião aos olhos de Alá é o Islã.” (Alcorão 3:19)

Os Portadores da Mensagem

Allah escolheu o melhor entre os homens para transmitir Sua mensagem. A missão profética não é conquistada ou adquirida como o ensino superior. Allah escolhe quem Lhe agrada para este propósito.

Eram os melhores em moral e se adaptavam mental e fisicamente, protegidos por Allah de cometer pecados graves. Eles não erraram ou cometeram erros ao entregar a mensagem. Eles foram muitos profetas e mensageiros enviados a toda a humanidade, a todas as nações e raças, a todos os cantos do mundo. Alguns profetas foram superiores a outros, alguns mensageiros se destacaram sobre os demais. Os melhores entre eles foram Noé, Abraão, Moisés, Jesus e Muhammad.

Alguns foram a extremos em relação aos profetas. Alguns foram rejeitados e acusados ​​de serem feiticeiros, loucos e mentirosos. Outros foram transformados em deuses por seus seguidores, atribuindo-lhes poderes adequados apenas para Allah ou eram considerados filhos de Deus, como aconteceu com Jesus.

Na verdade, eles eram totalmente humanos, sem atributos ou poderes divinos. Eles eram escravos adoradores de Allah. Eles comiam, bebiam, dormiam e viviam vidas humanas normais. Eles não tinham o poder de fazer ninguém aceitar sua mensagem ou de perdoar pecados. Seu conhecimento do futuro foi limitado ao que Allah revelou a eles. Eles não participavam da gestão dos negócios do universo.

AnteriorPróximo

Botão Voltar ao topo