A oração

A oração ritual (salat) é a pulsação do culto islâmico, uma expressão viva do Islam. É o que mantém o muçulmano em contato permanente com Allah. A recitação do Alcorão, a sagrada escritura do Islam, é um elemento inseparável da oração. Nele se encontra a expressão mais pura dos elementos essenciais do Islam. Sendo um ato ritual de devoção a Allah, tem duas faces: a prescrição legal e a dimensão espiritual.

O primeiro dever de uma pessoa ao se tornar muçulmana é a prática das orações. As orações são obrigatórias para todo homem e mulher muçulmano cinco vezes ao dia ao longo de sua vida, uma vez que declarem o Islam. A oração ( salat ) é o segundo pilar do Islam, depois dos dois testemunhos. Allah nos ordenou o cumprimento da oração em todas as circunstâncias: em viajem, estando presente, na paz na guerra, na saúde e enfermidade. O crente pratica a oração de acordo com sua capacidade, como disse Deus, o Altíssimo: {Observai as orações.} [Alcorão 2:238] e {E que observarem as suas orações;} [Alcorão 23:9]

MÉRITOS E VIRTUDES DA ORAÇÃO:

A posição da oração e seus méritos:

A oração é uma das maiores práticas religiosas, é um ato de adoração que inclui o coração, a mente e a língua, a importância da oração fica explícita no seguinte:

A oração tem uma das mais altas posições:

A oração é o segundo pilar do Islam como disse o Profeta (que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele): “O Islam foi fundamentado sobre cinco pilares: o testemunho que não há divindade a não ser Deus, o cumprimento das orações…” (Bukhari 8 e Muslim 16). E o pilar de uma construção e a base a qual tudo é erguido e não se mantém a não ser por ele.

  1. Ela é o que diferencia o muçulmano do incrédulo. Como disse o Profeta (que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele): “ Entre a pessoa (crente) e a incredulidade, está abandonar a oração.” (Muslim 82) e “O que marca a delimitação entre um muçulmano e um incrédulo é a oração. Portanto, quem a abandonar será um incrédulo.” (Tirmidhi 2621 e Nassai 463)

As virtudes da oração:

Foram mencionadas as diversas virtudes da oração em muitas evidências do Alcorão e da Sunnah entre elas:

  • Que ela apaga os pecados: como disse o Profeta (que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele): “As cinco orações diárias, a oração de sexta feira, até a seguinte, são penitências das faltas cometidas durante o transcurso desse tempo, desde que se evitem os pecados maiores”. (Muslim 233 e Tirmidhi 214)
  • A oração é a luz que ilumina o muçulmano em toda sua vida, o aproxima do bem e o afasta do mal, como disse, o Altíssimo: {…porque a oração preserva (o homem) da obscenidade e do ilícito;} [Alcorão 29:45]

E como disse o Profeta (que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele): “A oração é luz.”. (Muslim 223)

  • Ela é o primeiro ato que o crente será cobrado por Deus no Dia do Juízo Final, se a oração for aceita, serão aceitos então as demais ações, e se for rejeitada, todas as ações serão rejeitadas, como disse o Profeta (que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele): “A primeira coisa de que o homem terá que prestar contas, no Dia do Juízo Final, será a oração. Se as orações forem aceitas, toda sua obra será aceita, se forem defeituosas, todas suas obras serão defeituosas.” (Tabarani 1859)
  • A oração é o melhor momento do crente, pois é o momento que ele invoca seu Senhor, e encontra a tranquilidade, a paz e se encontra com Ele, Louvado Seja.
  • Ela é a maior satisfação do Profeta (que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele) disse: “E o frescor dos meus olhos é a oração.” Ele dizia para Bilal que chamava às pessoas a oração, com a seguinte frase: “Tranquilize-nos com ela ó Bilal.”
  • O Profeta (que a paz e as bênçãos de Deus estejam com ele) quando algo o preocupava ele recorria a oração. (Abu Daud 1319)

Todo muçulmano deve aprender as regras e regulamentos para orar corretamente e orar cinco vezes ao dia. Aprender e realizar a oração deve ser a primeira prioridade de todo novo muçulmano. Se você é novo no Islam, incorporar uma nova prática religiosa feita em um idioma desconhecido pode parecer estranho e intimidante, mas logo com paciência e a ajuda de Allah, isso se tornará parte de sua vida. Oração para um muçulmano é tão importante quanto respirar, e não é tão difícil quanto pode parecer!

A oração gira em torno de três realidades supremas na vida de um muçulmano: Allah, Seu Profeta e a comunidade dos crentes. Allah é constantemente louvado, glorificado, agradecido e lembrado na oração (salat). Um muçulmano se volta interna e externamente para Allah. A oração une a pessoa à comunidade dos fiéis, especialmente quando realizada na mesquita com uma congregação local.

A oração ( salat) é considerada o ato de adoração mais importante prescrito para os seres humanos. É a espinha dorsal da observância religiosa de um muçulmano. Sem uma coluna vertebral, o corpo humano entraria em colapso. Da mesma forma, sem a oração, a prática islâmica de uma pessoa desmoronaria. O próprio Profeta  (saas) o comparou à coluna vertebral:

“O chefe de todos os assuntos é o Islam, sua coluna vertebral é a oração (salat) …” (Al-Tirmidhi, ibn Majah)

Enfatizando sua importância, o Profeta (saas) disse:

“Entre uma pessoa e a descrença é descartar a oração ( salah ).”

O que isso significa é que se um homem para para orar completamente, ele cai na descrença.

Existem alguns outros pontos que enfatizam a importância da oração (salah), a partir deles o seguinte:

– O Profeta em seu leito de morte aconselhou os muçulmanos a prestarem atenção ao salah.

– Foi o primeiro ato de adoração tornado obrigatório para os muçulmanos que eram obrigados a observar a oração enquanto estavam em Meca antes da migração para Medina. A caridade compulsória (Zakat), o jejum e a peregrinação tornaram-se obrigatórios em Medina.

– O primeiro assunto sobre o qual seremos questionados no Dia do Juízo é a oração :

“A primeira questão pela qual um escravo será responsabilizado no Dia do Juízo é a oração ( salat). Se for bom, todo o resto de suas ações se tornam boas, mas se for ruim, todo o resto de suas ações se tornam más.”

– Abraão pediu a seu Senhor que lhe desse descendentes que obedecessem às suas orações:

{Meu Senhor! Faça com que eu e (alguns) de minha descendência permaneçamos constantes em oração. E ó nosso Senhor! Aceite minha súplica.} (Alcorão 14:40)

A oração foi divinamente transmitida a nós de duas maneiras. Em primeiro lugar, Allah ordenou ao Profeta Muhammad, que a misericórdia e as bênçãos de Allah estejam com ele, quando ascendeu aos céus em uma jornada conhecida como Mi’raaj (A Ascensão). O mandamento para a oração ( salah ) não foi trazido por um anjo ao Profeta, mas o Profeta foi levado aos céus, e Allah se dirigiu a ele diretamente sobre esta obrigação. Em seguida o anjo Gabriel desceu para ensinar ao Profeta as cinco orações e seus horários.

AnteriorPróximo

Botão Voltar ao topo